RECENTES

Culinária & Gastronomia: Receita de hambúrguer caseiro


Por Júnior Pimenta - Chef e Blogueiro

Não sabe o que fazer de comidinhas para as crianças no final de semana? Ok, vou dar uma mãozinha e sugerir um cardápio: hambúrguer caseiro . Faz muito sucesso aos domingos à noite por aqui e é fácil de fazer em casa (evitando aqueles hamburguers congelados e cheios de aditivos).

Para o hambúrguer você vai precisar:
- 250 gramas de patinho moído (ou outra carne magra de sua preferência)
- 250 gramas de acém ou alcatra ou contra-filé moído (ou outra carne de sua preferência, pode ser picanha, por exemplo, mas precisa ser uma carne com um pouco de gordura, caso contrário o hamburguer fica seco e sem graça)

LAVE AS MÃOS.
Em seguida, misture as duas carnes moídas e molde hamburgueres pequenos na mão mesmo para ficarem disformes e rústicos. Leve-os à geladeira por 10 minutos. Em fogo brando, doure, com um fio óleo (ou o que for de sua prefência), o hambúrguer por 2 minutos de um lado e o mesmo tempo do outro lado. Em seguida, abaixe totalmente a chama do fogo, tampe as carnes e deixe assim por mais três minutos de cada lado (fique de olho para não tostar).

O truque para temperar os hamburguers aprendi lendo em uma entrevista com o István Wessel. Antes de colocá-los na frigideira, salpique sal e pimenta dos dois lados da carne, deixe “agir” por uns minutos e frite.

Atenção aos 2 minutos de cada lado!

Nenhum comentário