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Fabricantes apostam alto nessa Páscoa


As expectativas dos fabricantes para esta Páscoa são muito boas. Para você ter idéia da importância da data para a indústria e para o varejo, basta dizer que em 4 semanas vende-se tanto chocolate quanto em 3 meses normais. Dessas 4 semanas, a última é a mais importante. Afinal os brasileiros, confirmando o mito de que deixamos tudo para última hora, compram cerca de 75% dos seus ovos nos 7 dias que antecedem o domingo de Páscoa.

As grandes empresas estimam para 2010 um crescimento de 7% a 10% no volume de vendas. A Kraft, por exemplo, produziu esse ano 23 milhões de ovos, bem mais que os 21 milhões fabricados em 2009. Já as fábricas que operam redes de lojas próprias, como Kopenhagen, Cacau Show e Munik, essas projetam uma Páscoa ainda melhor, com vendas de 18% a 42% superiores às do ano passado.

Outro sinal de que a indústria aposta alto nessa Páscoa é a enorme quantidade de lançamentos – só a Lacta multiplicou por 4 seus lançamentos em 2010. Uma enorme quantidade de ovos voltam a utilizar a estratégia de licenciamento. Produtos associados a times de futebol e a personagens infantis, como Turma da Mônica, Mickey e Pernalonga, infanto-juvenis como Hanna Montana, filmes, como ‘A Era do Gelo 3’, ‘A Princesa e o Sapo’ e ‘Monstros S.A.’ e até uma original associação de ovo de Páscoa com uma revista adolescente, como ‘Capricho’, da Editora Abril, estarão expostos nas parreiras que já enfeitam os supermercados brasileiros. Tem ainda novos sabores, como o ovo de Chicabom, com o sabor do sorvete, recheios bem brasileiros e chocolates com maior percentual de cacau. Enfim, variedade para chocólatra nenhum botar defeito.

Por Luiz Alberto Marinho

NR: Sazonalidade ajuda ou atrapalha a vender?

"As expectativas dos fabricantes para esta Páscoa são muito boas. Para você ter idéia da importância da data para a indústria e para o varejo, basta dizer que em 4 semanas vende-se tanto chocolate quanto em 3 meses normais. Dessas 4 semanas, a última é a mais importante. Afinal os brasileiros, confirmando o mito de que deixamos tudo para última hora, compram cerca de 75% dos seus ovos nos 7 dias que antecedem o domingo de Páscoa."

Este é um ponto interessante: o quanto que é bom ter um evento sazonal que catalisa as vendas?

Obviamente as vantagens são claras: melhor planejamento de produção e operação logística, negociações agressivas (todos querem aproveitar o evento sazonal). Mas o outro lado da moeda é complicado: fluxo de caixa irregular, equipes de venda e trademarketing insuficentes para o período de pico e ociosas para o período de baixas vendas.

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