RECENTES

ARTE: Toninho, 50 Anos de Sobradinho


A mostra estará composta de trabalhos inéditos produzidos em 2009 e 2010 e constará todas as linguagens produzidas por este artista desde a década de sessenta na categoria de DESENHO, PINTURA, ESCULTURA, GRAVURA, OBJETOS, ARTE DIGITAL E INSTALAÇÃO. Na mostra, terá a primeira obra pintada pelo o artista na técnica de óleo sobre tela. Um dos primeiros desenhos na técnica de lápis de cor da década de sessenta. O artista é um dos precursores na técnica de acrilica sobre tela no Distrito Federal em que predomina toda a sua produção artística nos últimos tempos, com a inserção da "argamassa de cimento" para realizar as suas texturas.

Criador da linguagem da Melanciacultura em 1981 e do Melantucanarismo em 1993. Artista com dezenas de exposições internacionais e mais de trezentas no Brasil. Ganhou no Rio de Janeiro o prêmio de Viagem à Europa em 1991, viajando no ano seguinte para dez paises da Europa. Foi convidado recentemente para representar o Brasil na I Bienal de Arte Contemporânea em Chapingo - México, com obra catalogada em catálogo e da I e II Bienal de Arte de Brasilia. Recebeu do Governador do Distrito Federal a Comenda Cultural do DF, possui o título de Cidadão Honorário de Brasilia e além de constar de seu currículo dezenas de prêmios e títulos em salões de artes. Sua obra se encontra em acervos particulares de mais de vinte países (França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, Canadá, Itália, Japão, Bélgica, Chile, Colômbia, Argentina entre outros.

No momento, o artista está participando da coletiva BRASILIA, 50 ANOS DEPOIS na Galeria de Arte da LBV, até o dia 16 de abril.
Da Coletiva SEMI-CÍRCULO com abertura hoje, às 19horas no MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA, na Esplanada dos Ministérios - BRASILIA - DF.

Informações adicionais 9101-2165 com Toninho de Souza

Nenhum comentário