RECENTES

SAÚDE : Inaugurado Centro de referência à saúde do trabalhador

* Antônio Caetano de Souza

A diretora geral de Saúde do HRS, Joana Darc Gonçalves e o representante do Ministério da Saúde, médico Roberto Nogueira, inauguraram na sexta-feira (10), no Centro de Saúde nº 03, de Sobradinho II, um Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST/DF, que vai atuar em ações da saúde, na proteção, prevenção, promoção e recuperação dos operários pertencentes à Região Norte do DF, que abrange Sobradinho I e II, Planaltina, Paranoá, São Sebastião e Itapuã. Uma equipe multiprofissional em torno de 15 servidores já deu início às atividades na primeira unidade regional do CEREST, de Brasília.

“É um ganho extraordinário para o tralhador e uma visão mais ampla da saúde além dos limites de hospitais e centros de saúde”, afirma Joana D’arc. Na data de inauguração, o CEREST Regional da RN (Região Norte) recebeu do Ministério da Saúde duas Caminhonetas de gabine dupla, zero quilômetro, e um verba de R$50.000,00 para a implantação da unidade. Mensalmente, o Ministério da Saúde repassará à unidade a quantia mensal em torno de R$30.000,00, com a finalidade de manutenção dos serviços prestados.

Roberto Nogueira, que é responsável pela coordenação geral da saúde do trabalhador, no Ministério da Saúde, afirma: “Essa unidade regional do CEREST vem atender a demanda trabalhista nessa região, beneficiando centenas de trabalhadores”. Nogueira informa também que até o momento já foram implantadas 181 CERESTs no País, com a meta para breve de colocar em funcionamento 200 unidades, em todo o território nacional.

O CEREST Regional de Sobradinho II será coordenado pelo médico, Luiz Henrique de Paiva Salazar, que já tem programado uma rotina de atividades: “Inicialmente vamos documentar todos os acidentes de trabalho da Região Norte, integrando ao RENAST, Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador”, enfatiza. Segundo Salazar, nesse começo de atividades, toda a equipe passará por uma capacitação para detectar agravos à saúde do trabalhador e ainda dentro desse planejamento, a criação de um ambulatório médico dando suporte ao trabalhador acidentado ou portador de doenças relacionadas ao trabalho.

Aqui a programação divulgada pela coordenação do CEREST regional de Sobradinho II, no seu primeiro dia de funcionamento oficial: 1- Levantamento dos dados de acidentes deo trabalho em todo o DF. 2- Agir em parceria com a Vigilância Epidemiológica do DF na promoção e prevenção da saúde do trabalhador. 3- Registrar situações de risco à saúde do trabalhador nas empresas. 4- Investir na capacitação dos profissionais do CEREST. 5- Unificar os registros de agravo de saúde do trabalhador. 6- Promover campanhas de educação prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Endereço do CEREST Regional: Centro de Saúde nº 03, AR 13, Área Especial, Sobradinho II. Telefones: 3485-6775 e 3485-7596.

(*) Por Antônio Caetano de Souza especial para o blog do Tarcísio Pádua -( aliastpádua) - ver original, acessando o link desse artigo no título acima...

Nenhum comentário