RECENTES

ELEIÇÕES 2010- DF terá esquema especial para as eleições


Domingo é dia de exercer a cidadania
No domingo (3) é dia de todo brasileiro exercer a sua cidadania. Para garantir os direitos de cada um, o GDF reforçou a segurança pública, transporte e o fornecimento de energia das regiões administrativas. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que para votar basta levar um documento com foto, como a carteira de identidade ou de motorista

O Governo do Distrito Federal (GDF) implementou uma série de medidas para atender o cidadão nas eleições do próximo domingo (3). Áreas como segurança pública, fornecimento de energia, transporte e fiscalização serão reforçadas. O comércio também funcionará normalmente. Os eleitores precisam ficar atentos no dia da votação e levar um documento com foto. Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgada na última quinta-feira (30), o título de eleitor não será exigido na hora de votar.

Confira os locais de votação no DF

Para que tudo ocorra bem, a Companhia Energética de Brasília (CEB) preparou um atendimento especial, a fim de evitar interrupções no fornecimento de energia durante as votações. Haverá aumento nas equipes e no número de funcionários do plantão de domingo. Tudo para assegurar um bom desempenho no sistema elétrico dos locais de votação. Serão 21 zonas eleitorais distribuídas em todo o DF, com uma equipe especial montada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do DF.

Já a Secretaria de Transporte do DF irá reforçar o funcionamento do transporte coletivo. A frota inteira de ônibus vai circular de acordo com a demanda. Já as linhas rurais vão operar com a mesma tabela horária, de segunda à sexta-feira. No caso do metrô, o funcionamento será normal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, haverá aumento no número de trens caso haja necessidade de demanda. A tarifa custará R$ 2.

Um documento com foto
É preciso ficar atento ao funcionamento dos serviços e orientações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Veja abaixo o que vai funcionar e algumas informações importantes para a data. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (30), determinou que para votar basta que o eleitor leve apenas um documento com foto, como identidade, passaporte, carteira de trabalho, de motorista ou de reservista. Se optar pelo título de eleitor, é preciso levar outro documento com foto.

Confira no site do TSE as dicas para o eleitor

Policia Militar
Cerca de seis mil policiais farão a segurança em todas as regiões administrativas do DF, sem prejuízo algum no efetivo do policiamento ostensivo. Os militares permanecerão das 8h às 17h, próximos aos postos eleitorais, para propiciar maior segurança durante as votações.

Segundo o coronel do Departamento Operacional da PM, Alberto Pinto, além da segurança dos eleitores, a meta da operação é coibir a prática de crimes eleitorais. Ainda segundo ele, o batalhão de trânsito da PM, em parceria com o batalhão de trânsito Rodoviário, promoverá a Operação Álcool Zero. Objetivo é coibir o uso de bebidas alcoólicas próximos aos postos eleitorais.

Detran
O Departamento de Trânsito do DF (Detran) vai intensificar, desta quinta-feira (30) até a madrugada de segunda-feira (4), a Operação Bafômetro. Fiscais do órgão estarão em pontos estratégicos para flagrar motoristas que estejam desrespeitando a lei.

A Secretaria de Segurança Pública, no último dia 21 setembro, publicou uma portaria que proíbe o comércio e o fornecimento de bebidas alcoólicas da meia noite do dia 3 outubro até o mesmo horário da segunda-feira (4). Em caso de desrespeito à determinação, a pessoa flagrada poderá sofrer sanções administrativas, cíveis e penais.

Saúde
Postos de saúde estarão fechados. Já os hospitais públicos funcionarão em esquema de plantão.

Comércio
O comércio funcionará normalmente no dia das eleições. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), as lojas só poderão abrir se respeitarem o direito dos funcionários de votar, conforme norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lojas de shoppings abrirão das 14h às 20h e o comércio de rua poderá abrir as portas em qualquer horário.

Lazer
No dia 3 de outubro, o Jardim Zoológico vai funcionar em horário normal (das 9h às 17h), com entrada no valor de R$ 2. Já Jardim Botânico e o Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) estarão fechados.


Por Agência Brasília/ Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom - ABr

Nenhum comentário