name='content'> ]]>

RECENTES

MÚSICA: Banda Sinfônica de Sobradinho uma história de sucesso




Histórico e Criação da Banda

A Banda teve início no ano de 1979, como Fanfarra do Complexo Escolar “A” de Sobradinho. Um projeto denominado Bandas na Escola Pública criava uma nova oportunidade para a juventude desta cidade satélite, considerada como o maior celeiro de músicos do Distrito Federal. Grande parte desses alunos foi absorvida pelas bandas militares e conjuntos populares, como profissionais de excelente formação básica.

Em 1994, com a aquisição de novos instrumentos e uniformes, doados pela Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil, ocorreu a transformação tão esperada. A conhecida “Bandinha” do Ginásio deu lugar a esta Banda Sinfônica predestinada às grandes conquistas. A partir daquele momento as atividades da nova sinfônica foram estendidas até a comunidade. Agora, uma quantidade maior de aprendizes da música já preenchia as novas exigências do mercado de trabalho. Era a confirmação do sucesso de um projeto que teve início em 1979.

A musicalização teórica, prática instrumental, instrumentações, arranjos e ensaios são atividades realizadas por um mesmo professor. Este é o professor José Antônio da Silva Nascimento, regente e fundador desta Banda. É através deste trabalho que a Escola Pública do Distrito Federal tem despertado no estudante de música, no apreciador ou estudioso da filarmônica brasileira o interesse pela preservação destes costumes tão marcantes na elaboração da nossa identidade. Este trabalho é movido pela possibilidade real da inclusão social e recuperação da auto-estima da nossa juventude, da revitalização e preservação das nossas raízes musicais.

Aulas e ensaios são realizados nos seguintes horários:

Aulas – Nos períodos vespertinos ( Musicalização teórica e instrumental)
Ensaios – Diariamente no horário de 18h às 20h15

Prêmios que a Banda já Recebeu:

2º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras, categoria banda sinfônica, realizado em Caieiras – SP, em 1994;
3º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras, categoria banda sinfônica, realizado em Caieiras – SP, em 1995;
Campeã do DF no I Festival de Bandas e Fanfarras do Distrito Federal, categoria banda sinfônica, em 1999;
Campeã Nacional do VIII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, categoria banda sinfônica, realizado em Brasília – DF, em 2000;
3º lugar no IX Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, categoria banda sinfônica, realizado em Aracaju – SE, em 2001;
Campeã do DF no II Festival de Bandas e Fanfarras do Distrito Federal, categoria banda sinfônica, em 2002;
3º lugar no X Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, categoria banda sinfônica, realizado em Ribeirão Preto – SP, em 2002;
Campeã do DF no III Festival de Bandas e Fanfarras do Distrito Federal, categoria banda sinfônica, em 2003;
Campeã do DF no I Concurso de Bandas e Fanfarras da Associação de Bandas e Fanfarras do Distrito Federal, categoria banda sinfônica, em 2004;
Campeã Nacional no XII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, categoria banda sinfônica, realizado em Socorro – SP, em 2004.
2º lugar no XIII Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, categoria banda sinfônica, realizado em Brasília – DF, em 2005.
Campeã do DF no I Festival Regional de Bandas e Fanfarras do Distrito federal, categoria banda sinfônica, em 2006.

Informações Adicionais

A principal sala de concerto desta banda é o Teatro de Sobradinho, no local ainda ocorrem as aulas de musicalização e ensaios da banda.

Os concertos já ultrapassaram os limites do Distrito Federal, chegando a capitais como: Goiânia, São Paulo, Salvador e Aracaju, e cidades como: Campos dos Goytacazes – RJ, Caieras – SP, Itabuna, Itapetinga, Canavieiras – BA, e o Festival do Recôncavo Baiano: Cachoeira, São Félix, e outras mais.

"Trabalhamos com uma juventude capaz, mas sem condições necessárias para que seu objetivo seja atingido. Uma parte dos nossos jovens vem da Zona Rural (Fercal) e de cidades satélites vizinhas distantes do centro dos ensaios. A banda é composta, na sua maioria, por filhos de pais desempregados, 40% dos integrantes são do sexo feminino. Alguns alunos dividem seu tempo com o emprego informal, freqüentando as aulas noturnas e os ensaios da banda.

A Banda Sinfônica de Sobradinho tem desenvolvido um papel social de grande importância para o momento em que nos encontramos. Este é um trabalho de orientação ao jovem no sentido do desenvolvimento da sua auto-estima, livrando-os dos caminhos destinados às drogas e à violência. A eficácia dessa atividade é demonstrada através do ingresso de um contingente considerável de jovens músicos no mercado de trabalho (orquestras sinfônicas, bandas militares e conjuntos populares) e a contratação de alunos de música desta banda por uma Companhia Italiana, confirmando assim, o resultado positivo e inquestionável da musicalização de sopro na escola brasileira.

Para nós, é sempre possível mostrar um novo caminho para os jovens através da música. Tirá-los dos vícios, empregá-los e ensiná-los a prosseguir na vida com dignidade é a nossa função e obrigação, porém, este trabalho infelizmente tende a desaparecer do cenário cultural brasiliense. Sem o mínimo de apoio das instituições privadas ou do governo, a falta de instrumentos musicais, acessórios e equipamentos, além de outras necessidades fundamentais como um uniforme para apresentações no Distrito Federal ou em outros estados têm inviabilizado substancialmente as apresentações mais simples desta banda sinfônica. Por esses e outros motivos já deixamos de representar o país no Chile e na Argentina". afirma Maestro Nascimento

Maestro José Antônio Nascimento

O maestro José Antonio da Silva Nascimento, natural de Canavieiras, Bahia, é bacharel em Jornalismo pela UNICEUB, licenciado em Música pela UNB e pós-graduado em Capacitação em Docência para o Ensino Superior. Estudou fagote com os professores Jean Pierre Beriloz, Hugo Pestana e Noel Devos. É oficial RR da Força Aérea Brasileira, onde atuou com destaque como músico, sendo responsável pela transformação da Banda de Música da Base Aérea de Brasília em uma Banda Sinfônica.

É professor de música da Rede Oficial de Ensino do Distrito Federal e atual regente da Banda Sinfônica de Sobradinho, DF, primeiro secretário da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras e professor do I Curso de Aperfeiçoamento de professores regentes de bandas da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Um dos trabalhos que atualmente o maestro Nascimento vem desenvolvendo é a coordenação e regência da banda sinfônica de Sobradinho - DF.

A Banda Sinfônica de Sobradinho foi criada em 1994 e hoje é formada por 62 integrantes. Entre eles, alunos das escolas púbicas e pessoas da comunidade. O trabalho conta com o apoio do NIEC - Núcleo de Integração Escola Comunidade, da Diretoria Regional de Ensino de Sobradinho. Os ensaios ocorrem no Teatro de Sobradinho e sempre, no final e no meio do ano, são abertas inscrições para aqueles interessados em fazer parte do grupo.

Encerramento das atividades de 2010
Dia 15 de dezembro
Local: Teatro de Sobradinho
Horário: 20h
Regência: José Antonio da Silva Nascimento


(*) Click no título desse artigo passa assistir uma entrevista com o Maestro José Antônio Nascimento, regente da Banda Sinfônica de Sobradinho-DF

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário