RECENTES

ARTE & CULTURA: Sobradinho o lugar de artistas











O artista plástico vindo da Bahia, Antônio Alves de Souza mais conhecido como Toninho de Souza, chegou a Sobradinho, no começo da história da cidade. Mais precisamente no dia 17 de fevereiro de 1960.

O artista tinha apenas 7 anos de idade quando chegou em Brasília. A vila onde morava ainda pequeno estava sendo inundada, as famílias tiveram que sair de lá e por isso foi morar em Sobradinho. “Toda a quadra 05 foi criada com barraco de madeira”, lembra.

Toninho de Souza passou a infância nos canteiros de obras da cidade, onde fez seus primeiros rabiscos, com carvão ou argila, em sacos de cimento vazios. Toninho estudou na primeira escola de Sobradinho e, em 1969, descobriu que a paixão pela arte estava incontrolável.

Toninho fez sua própria exposição coletiva no Ginásio da cidade, quando teve a oportunidade de mostra seu trabalho para pessoas de fora do seu convívio normal. Em 1970, pintou sua primeira tela. “Em 1981, criei a Melanciacultura, um processo obsessivo de pintar apenas um tema, utilizando como conteúdo, a melancia”, relata.

Pintor, escultor, muralista, desenhista, fotógrafo, cenógrafo, poeta, escritor, administrador são algumas das facetas de Toninho de Souza. O artista que morou pouco tempo fora de Sobradinho, diz que não agüentou viver longe dali. Essa cidade é o meu lugar. “Aqui cresci, construi família e fiquei famoso pela minha arte”.

O filho de pedreiro e cozinheira sempre foi apaixonado por qualquer movimento artístico e aprendeu sozinho a fazer sua própria arte. Já são 15 anos de trabalho, pinturas e esculturas divulgadas na residência do artista em Sobradinho, em paradas de ônibus da cidade, em livretos para colorir, que distribuiu nas escolas em que fazia palestras.

CIDADÃO HONORÁRIO

Antes de ser cidadão honorário de Brasília, conselheiro da Secretária de Cultura do Distrito Federal e presidente da Associação local dos artistas plásticos, Toninho de Souza já havia conquistado a simpatia da cidade onde morava. Foi personalidade do ano em 1994 e recebeu vários prêmios.

Viajou para Europa para estudar. “Visitei países como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Suíça e Itália”. O artista conta que após viajar por tantos lugares descobriu que no Brasil tem muitos artistas bons. “Devíamos explorar nossos artistas. Sobradinho é terra de talentos”, afirma Toninho. Toninho trabalha hoje em prol da arte e luta para divulgar o trabalho dos colegas.

fonte de pesquisa jornal de brasilia - fotos divulgação

Nenhum comentário