name='content'> ]]>

RECENTES

CLDF: Os 31 anos de fundação do PT serão comemorados amanhã


Logomarca dos 31 anos de fundação do partido (Divulgação)

Os 31 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), comemorados hoje (10), serão celebrados amanhã (11), em sessão solene no plenário da Casa. A iniciativa é da deputada Rejane Pitanga (PT).

O PT tem cinco representantes na Casa: além da deputada autora da homenagem, integram o partido o presidente da Câmara, deputado Patrício, Chico Leite, Wasny de Roure e Chico Vigilante.

História - Fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, em evento no Colégio Sion, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores reuniu grande parte da esquerda brasileira. O surgimento do partido era impulsionado, entre outros fatores, pela popularidade do movimento operário do ABC paulista, com as grandes greves de 1978 a 80, pelo retorno de diversos militantes de esquerda do exílio, com a Anistia, em 1979, e a ascensão do movimento de base da Igreja Católica, inspirado na Teologia da Libertação.

No ato de fundação do partido, estavam representantes do movimento operário, intelectuais universitários, comunidades eclesiais de base e militantes da esquerda clandestina (muitos oriundos da luta armada).

Na década de 80, o PT participou de todas as eleições, mas conquistou apenas algumas prefeituras e vagas no parlamento. A consolidação, no plano eleitoral, veio nos anos 90, após o impeachment de Fernando Collor. Em sua quarta disputa presidencial, em 2002, o ex-líder operário Luís Inácio Lula da Silva conseguiu chegar à presidência, derrotando o tucano José Serra no segundo turno.

(Fonte: Portal Terra e Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Trabalhadores)

O PT/DF - Os militantes do Distrito Federal estiveram desde o início na luta pela criação do Partido dos Trabalhadores. Núcleos de base já tinham sido formados no Plano Piloto, no Gama, no Guará e em Taguatinga antes mesmo de 10 de fevereiro de 1980, quando muitos militantes brasilienses participaram da fundação do PT em São Paulo. Na época não havia eleições no Distrito Federal e o PT-DF não era reconhecido legalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas sua comissão regional provisória tinha legitimidade perante a direção nacional do partido. Um representante de Brasília integrava a comissão nacional provisória que trabalharia para legalizar o partido mediante número mínimo de filiações em todo o País.

Como os eleitores do DF não tinham o direito de votar, os militantes do DF trabalharam intensamente para fazer filiações em municípios do Entorno, em Goiás e Minas Gerais e assim contribuíram para legalizar o partido. Os membros do PT no DF eram sindicalistas, estudantes, integrantes de movimentos populares e profissionais liberais.

(Fonte: Portal do PT-DF http://www.ptdf.com.br/)
Donalva Caixeta Marinho - Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário