RECENTES

DEU NO DFTV/GLOBO: Moradores da Vila Rabelo em Sobradinho II recusam oferta e continuam em área de risco


Governo está oferecendo um auxílio aluguel de R$ 408 para quem aceitar se mudar. De acordo com a Defesa Civil, 147 casas estão em risco iminente.

Mesmo correndo riscos, alguns moradores da Vila Rabelo, em Sobradinho II, preferem conviver com o medo e permanecer onde estão. Até agora, ninguém arredou pé do local. Nem a chuvarada desta segunda-feira (7), nem a proposta do governo convenceu os moradores que vivem à beira do abismo.

No fim de semana, o GDF começou a organizar um cadastro. A oferta é sair da área de risco e aceitar um auxílio aluguel de R$ 408. Das 147 casas apontadas pela Defesa Civil em risco iminente, 14 estavam fechadas. Vinte e sete famílias foram encontradas, mas apenas nove aceitaram a oferta do governo.

A dona de casa Maria Luísa Alves se mudou para Vila Rabelo há cinco anos. Ela morava numa casinha em área de risco e acabou trocando por medo. O perigo não diminuiu, mesmo assim, ela está irredutível.

“Só saio daqui para debaixo de um barraco que seja meu, nem que seja de tábua. Com escritura, eu vou. Mas para me tirar daqui e me colocar num abrigo que tem um banheiro para mais de dez pessoas e não tem um quarto para trocar de roupa eu não vou”, justifica.

Aos 62 anos, ela mora sozinha numa casa com quatro cômodos. Conforme o tempo passa, as rachaduras nas paredes aumentam. Do lado de fora, o solo começa a ceder, mas nada a faz mudar de ideia. “Para debaixo da lona eu não vou de jeito nenhum. Podem ficar sabendo que nem a polícia me arrasta daqui”, afirma.

A Defesa Civil também fez a proposta para a dona de casa Clarete Pereira, mas ela diz que ainda está em dúvida se aceita, apesar de viver nas margens do abismo. “O medo do pessoal de sair é ir para o aluguel e ficar esquecido lá”, justifica.

Às 15h, está marcada uma reunião entre a Secretaria da Ordem Pública e representantes dos moradores da Vila Rabelo.

OBS: ASSISTA O VÍDEO EM ANEXO,CLICANDO NO TÍTULO DESTE ARTIGO

por Rafael Monaco/ foto Correio Web

Nenhum comentário