RECENTES

SERVIÇO: Convocação de servidores

GDF reinicia cadastramento previdenciário na próxima segunda (14/02). Ativos, aposentados e pensionistas precisam se recadastrar junto ao Iprev-DF para não perder salário

Servidores ativos, aposentados e pensionistas do governo do Distrito Federal terão mais uma oportunidade para se recadastrarem junto ao Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev-DF). O novo período para cadastro começa na próxima segunda-feira (14/02) e termina no dia 25 de março.

O recadastramento é obrigatório para todos aqueles que não participaram do Censo em 2010. O GDF conta hoje com 134.000 servidores, aposentados e pensionistas. Desse total, há ainda 26 mil servidores da ativa, inativos e pensionistas que não apresentaram a documentação necessária para garantir a atualização de seus dados nos cadastros do Iprev. 12.769 são servidores da ativa que não apresentaram os documentos junto ao Instituto.

O governo terá de suspender, a partir do fim do mês de abril, o pagamento dos servidores, ativos, aposentados e pensionistas que não se recadastrarem, até que se apresentem, no caso dos ativos, ou enviem documentos ao Iprev-DF, para aposentados e pensionistas.

O maior número de pendências concentra-se na Secretaria de Educação com 9.158 cadastros desatualizados. Em segundo lugar, estão os servidores da Secretária de Saúde com 5.974 pendentes.

O diretor presidente do Iprev-DF, Jorgivan Machado, explicou a importância do levantamento: “Este censo tem sido de muito aprendizado. Pudemos perceber que os servidores e pensionistas ainda têm muitas dúvidas sobre a estrutura do Instituto e o seu papel. Vamos reforçar a importância do recadastramento e mostrar o trabalho que o Instituto tem realizado.”

A intenção do governo é mapear e conhecer os recursos humanos que fazem parte da sua estrutura. O recadastramento é fundamental porque facilitará a elaboração de políticas públicas, até mesmo para o planejamento de novos concursos e a reformulação da Escola de Governo para aperfeiçoamento dos servidores ativos.

Machado mostrou sua preocupação em relação aos pensionistas. “Vários deles moram fora de Brasília e ainda não se cadastraram. Sabemos que o maior número de aposentados e pensionistas encontra-se no Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais e há ainda uma pensionista no Acre”, afirmou Jorgivan Machado.

Ao final do Censo, o cadastro atualizado será enviado ao Ministério da Previdência que, em conjunto com o Iprev-DF, fará um cruzamento das informações com outros cadastros nacionais e estaduais. “O prazo final para o recadastramento (25 de março) é definitivo e único, até porque temos de entregar o conteúdo do Censo ao ministério”, confirmou o presidente do Iprev-DF.

Curiosidades

No cadastro do Iprev-DF há três servidores aposentados centenários. O mais velho deles nasceu em 1907, outro em 1908 e um terceiro em 1909. Há no total 175 aposentados com mais de 90 anos. Já o cadastro de pensionistas conta com seis centenários e 138 idosos com mais de 90 anos.

Cadastro

Quem ainda não se cadastrou pode fazer a pré-atualização dos seus dados pela internet, por meio do site www.iprev.df.gov.br. No entanto, é preciso comparecer aos locais ou unidades de atendimento para tirar foto e permitir a conferência e digitalização dos documentos solicitados, como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros. O cadastramento presencial será feito por meio de sete unidades de atendimento distribuídas nas cidades de Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, Gama e Brasília.

Atendimentos especiais

Aposentados, pensionistas e ainda servidores ativos, em dificuldade física de comparecer aos postos de atendimento, poderão agendar a visita dos recenseadores. Para isto, o Iprev-DF disponibilizou os telefones: 3961-1601; 3961-1604; 3961-1614; e 3961-4536.

O presidente do Iprev-DF alertou ainda que, diferentemente do ano passado, nesta nova oportunidade, os servidores ativos que moram no entorno, terão de comparecer aos postos para se cadastrar. “Não vamos permitir que esses servidores faça o recadastramento postando os documentos pelos Correios. O cadastramento deles, como dos outros servidores ativos que moram no DF, têm de ser presencial”, destacou.

Segundo ele, a utilização de postagem dos documentos nos Correios fica restrita aos aposentados e pensionistas que moram fora do DF.

POSTOS DE ATENDIMENTO


O funcionamento de todas as unidades será de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

- Nas unidades do Na Hora de Ceilândia (QNM 12), de Taguatinga (QNB 12) e no Gama (Área Especial nº1);

- Antiga Sede da Câmara Legislativa do DF;

- Casa D’Itália, 208 sul;

- BRB do Conjunto Nacional;

- Auditório da Administração Regional de Sobradinho.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Para servidores ativos:

- Identidade e CPF, documento de identidade profissional ou carteira de habilitação com foto;

- Comprovante de endereço atual (conta de água, luz ou telefone com menos de 90 dias);

- Comprovante de inscrição do PIS/PASEP;

- Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;

- Certidão de nascimento dos filhos;

- CPF e RG dos dependentes e esposo (a);

-Termo de tutela ou curatela quando for o caso.

Para servidores aposentados ou pensionistas:

- Identidade e CPF, documento de identidade profissional ou carteira de habilitação com foto;

- Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;

- Certidão de nascimento dos filhos;

- CPF e RG dos dependentes e esposo (a);

-Termo de tutela ou curatela quando for o caso;

- Certidão de óbito do ex-servidor instituidor da pensão.


fonte Agência Brasília

Nenhum comentário