RECENTES

CARTA DA III CONFERÊNCIA DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL DE SOBRADINHO

A cultura é o esteio para a elaboração de uma identidade cultural baseada na multiplicidade das manifestações do povo brasileiro e que reforça a compreensão essencial de que fazemos parte de uma mesma nação, que amalgama raízes indígenas, europeias e africanas, é única. Temos um passado vivido em comum e, em comum buscamos a construção do futuro, compartilhando história, valores, formas de pensar, sentir e de nos manifestarmos que são próprias e constituem os vínculos que articulam os integrantes de nosso povo. Ressaltamos ainda o papel decisivo que um governo democrático e popular pode - e deve - desempenhar no sentido de estimular e fortalecer essa identidade e consciência nacionais.

No momento em que fomos chamados a construir um Novo Caminho para o Distrito Federal a partir de 01 de Janeiro de 2011, entendíamos da necessidade de que a cultura poderia ser melhor administrada, não se responsabilizando apenas pelos eventos artísticos, mas também pelos hábitos, costumes, patrimônios históricos e identidade cultural de cada Região Administrativa do Distrito Federal, o que promove o bem para a comunidade.

Entendemos que a cultura e os direitos culturais, como quaisquer outros direitos do povo, só se conquistam pela mobilização. Por isso, estamos presentes nesta III CONFERÊNCIA DE CULTURA semeando e cultivando a presença nos movimentos culturais, nas entidades e espaços em que atuamos, ressaltando que a consciência do acesso à produção e à fruição cultural é um bem importante para os moradores de nossa cidade e isto lhes foi negado num passado recente. Desta forma, essa Conferência é uma importante frente de luta, e assim precisa ser tratada. Para fortalecê-la, impõe-se reunir e agregar-se em torno de aspirações comuns um vasto contingente de talentos e amantes da cultura, hoje, muitas vezes isolados, mas protagonistas de ações relevantes em Sobradinho.

Entendemos, pois, que a diversidade cultural é uma condição básica para a existência humana e que Sobradinho se afirma como um grande sistema de diversidade cultural no âmbito do Distrito Federal e que revela elementos peculiares. Quando, do o alto da serra, vários olhares foram eternizados pelos artistas plásticos numa profusão de cores e nuances, quando nos becos e nos bares, a música que sempre querem calar surge e ressurge em tons e acordes que confirmam a riqueza dos seus ritmos. No jogo de cena, sempre alimentamos a alma de um personagem e nos gingados coloridos do Boi, sob o batuque do samba combinado com os acordes da sinfônica, escrevemos nossa história. Como nosso pássaro símbolo - o joão de barro - com seu canto tem sequências rítmicas mais prolongadas como que um canto festivo, crescente e decrescente. Assim é a nossa cultura!

Consideramos, nesta III CONFERÊNCIA, que a cultura - ora entendida como uma dimensão de cidadania - é um elemento básico para a coesão social e, ao mesmo tempo, gera confiança e autoestima não só para os indivíduos como também para os grupos. Vamos juntos em busca de um novo sonho. Sejam bem vindas e bem vindos !

Por Robson Salazar
Gerente de Cultura de Sobradinho

Nenhum comentário