RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Artesão cria carros em Sobradinho


DEU NO BOM DIA-DF/GLOBO:Em Sobradinho, um artesão criou quatro modelos de carros diferentes. E os veículos já têm até documentos. A produção artesanal é fiscalizada pelo Detran e Finatec.

Subtenente do Corpo Bombeiros, Carlos César Oliveira tem um hobby que chama a atenção. Ele fabrica os próprios carros na oficina que fica na casa dele, em Sobradinho, no Distrito Federal. Desde 2005, já foram quatro modelos criados, usados apenas pela família do subtenente.

Para circular, os carros artesanais passam por fiscalização da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e do Detran. “O motor tem que ter nota fiscal e, assim como o amortecedor e a parte elétrica, tem que ser novo, senão o Detran não aceita”, diz o artesão de carros. Os modelos têm chassi e nomes exclusivos.

O processo de produção passa pela criação do modelo. É o artesão quem faz a maquete e compartilha a ideia com um amigo engenheiro e desenhista. É esse parceiro que coloca no papel as orientações técnicas e de estrutura do carro.

Várias partes dos carros são fabricadas pelo próprio Carlos César, que conta com a ajuda do filho para cortar, furar e soldar. “Meu pai faz a forma de madeira, eu pego a fibra, a resina e faço a parte dura. Depois é só vir lixando e dar acabamento”, explica o estudante Marcos de Oliveira.

A criação e produção de cada carro demoram cerca de um ano. Os veículos exclusivos não são comercializados. “O pessoal chega a seguir a gente, param no posto e perguntam que carro é e como faz. Tem gente que gosta, tem gente que não entende. Eu não vendo, não. É só brincadeira, um hobby”, fala Carlos Cesar.

(*)CLICK NO TÍTULO DESTE ARTIGO E ASSISTA O VÍDEO EM ANEXO

fonte DFTV/GLOBO (texto,foto e vídeo)

Um comentário

Anônimo disse...

Muito legal essa reportagem e parabéns ao meu chará César pela criatividade e empreendendorismo. De pessoas como esta, que o Brasil e nova industria precisa.