RECENTES

SOBRADINHO: Entidades filantrópicas recebem alimentos da agricultura familiar

Associação dos Produtores Rurais de Sobradinho (Aspraf) volta a participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e garante segurança alimentar a 7500 pessoas

Toda semana, nove toneladas de mandioca, 1,4 tonelada de tomate e 1,5 tonelada de pimentão são distribuídos a 51 entidades. São creches, orfanatos, casas de recuperação, asilos e abrigos que recebem alimentos de 68 agricultores familiares da Associação dos Produtores Rurais de Sobradinho (Aspraf). Isso se deve ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma modalidade do Fome Zero, do governo federal.

A Associação voltou a participar do Programa em março e espera aumentar a variedade de produtos para o Programa. “Queremos incluir a banana, o repolho, jiló e muitos outros, mas depende da melhor organização da logística, já que são produtos mais sensíveis e precisam de mais cuidado”, explica o presidente da Aspraf, Rogério Montenegro. Atualmente, um caminhão da Ceasa/Seapa, com refrigeração, faz a distribuição dos alimentos para as entidades uma vez na semana.

Com o PAA, o esforço do produtor é recompensado. “Sabemos que o tanto que a gente produzir vai vender. Não há perdas de produto e é dinheiro certo. Não corremos o risco de vender para um atravessador e não ser remunerado”, diz Oziel de Paulo Rodrigues, agricultor familiar do assentamento Fazenda Larga. Atualmente, na modalidade de compra com doação simultânea, cada produtor pode receber até R$ 4.500,00.

Para Oziel, outra vantagem do Programa é o estímulo ao associativismo. “O PAA incentiva a nos organizar. Quando a gente se junta, fica melhor para todo mundo”, afirma.

No DF, o Programa é coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão RUral (Emater-DF). Os produtores que quiserem participar do Programa, pode buscar informações nos escritórios locais da Emater-DF.

fonte EMATER-DF
(61) 3340-3002
www.emater.df.gov.br

Nenhum comentário