RECENTES

ESPORTE E LITERATURA: Que Academia é essa?


*Joel Pires

“Ronaldinho foi o primeiro jogador a ganhar a maior honraria oferecida pela ABL”. Destacou um noticiário hoje. A Academia Brasileira de Letras – ABL foi fundada em 1897, inspirada na Academia Francesa. Machado de Assis foi um de seus idealizadores. Por isso a honraria concedida ao jogador leva o nome do ilustre escritor, o maior nome da literatura nacional. Trata-se de uma medalha concedida pelos “imortais”, entre eles José Sarney.

Pois bem, Ronaldinho apareceu lá. O sorriso estampado, sua marca registrada além do talento com a bola, atraiu os “flashes”. Nada contra o excepcional esportista, que encanta o Brasil e o mundo. Mas acho que há aí uma confusão. Será que o mestre fundador da instituição aprovaria tal condecoração? Há tantos escritores talentosos que mereceriam um título de honra, inclusive o lugar de muitos desses “imortais”, e que sequer são lembrados. A literatura pode e deve abordar o esporte, mas o mérito é do escritor.

Segundo a revista Veja, “Uma das críticas mais frequentes à Academia Brasileira de Letras (ABL) é que ela raramente produz algo de relevância cultural – um argumento plausível, diga-se de passagem. Uma das poucas oportunidades em que a instituição ganha espaço na sociedade se dá às vésperas da escolha de um novo membro - um "imortal", como são intitulados os ocupantes das 40 cadeiras da ABL”.

A ABL é mesmo um lugar para se comer bolo e tomar café. Mas uma coisa é inegável: o nosso craque do flamengo deu visibilidade ao mausoléu, quer dizer, aos imortais.

Por Joel Pires - Professor e colaborador do Jornal de Sobradinho/ foto google images

Nenhum comentário