RECENTES

FÊNIX


Note que a imagem de fogo, como sombra da ave, representa o Brasil.

Joel Pires*

Renascer das cinzas. Essa é a lição que a história de Fênix, um pássaro da mitologia, presente em várias culturas, nos ensina. De acordo com a narrativa, a ave fantástica entrava em combustão e renascia de seus escombros. Penas douradas e avermelhadas cobriam-lhe as asas. Trata-se de um arquétipo. O fogo purifica, renova simbolicamente. O mito tem conexão com a psique; representa a capacidade de (re) elaboração da realidade, segundo a perspectiva de processos inconscientes. Seu conteúdo é forte e surpreendente; não se trata apenas de uma simples fábula. O grande pássaro mitológico vivia mais de mil anos. É símbolo de resistência, de perseverança.

A esperança é seu legado para nós. No início da era cristã, diz a Wikipédia, Fênix representava a ressurreição. Um trecho do texto reza o seguinte: “Quando lhe resta apenas um sopro de vida, bate suas asas e agita suas plumas, e deste movimento produz-se um fogo que transforma seu estado. Este fogo espalha-se rapidamente para as folhagens e madeira, que ardem agradavelmente.” Passamos por momentos de turbulências, verdadeiras provações. A Terra apresenta suas fissuras. Terremotos, maremotos, desastres. Massacres. O fogo consome. As cinzas se acumulam. Mas a humanidade tem a imensa capacidade de se reinventar. Outras crianças virão e herdarão a responsabilidade de reconstruir o mundo. Isso se abortarmos a corrida alucinada rumo à própria destruição.

Neste momento em que carecemos de explicações, quando as respostas não chegam, o mito talvez volte a ter o seu lugar. O sagrado alivia a dor. A psicanálise é mais atual do que nunca, e resiste apesar de correntes contrárias. Para Domenico de Masi, a eternidade é uma compensação para a morte; assim como a beleza é uma compensação para a dor. A imagem de Fênix é bela e carregada de simbolismos, entre os quais o renascimento espiritual.

(*)Joel Pires é professor, psicopedagogo e colaborador do Jornal de Sobradinho.

Nenhum comentário