RECENTES

Público diversificado se reúne na Pré-Conferência de Cultura de Sobradinho


Participantes encaminham 166 propostas para o desenvolvimento cultural da cidade e elegem representantes

“O que identifica Sobradinho? O que a faz diferente das outras cidades?”. Essas foram perguntas lançadas ao público pelo secretário Hamilton Pereira na abertura da Pré-Conferência de cultura, sábado (02/04), no Teatro de Sobradinho. O que ele pretendia, conforme esclareceu: estimular um debate com foco nas necessidades específicas da cidade, a partir do resgate de sua história artística. Na pauta do encontro, a tarefa de apontar as demandas na área cultural, eleger membros para o Conselho de Políticas Culturais das Regiões Administrativas e delegados para a III Conferência de Cultura do Distrito Federal.

A Pré-Conferência de Sobradinho foi a 27ª de uma série de encontros programados para as 30 cidades do DF. A Secretaria de Estado da Cultura se comprometeu a promover o debate entre artistas, produtores, gestores, investidores, comunidades e representantes dos mais diversos segmentos culturais de todo o Distrito Federal, para que, ao final desta maratona de Pré-Conferências, cada cidade tenha o seu próprio planejamento cultural. “Nós queremos contemplar a diversidade e apostamos na vontade da população em participar das decisões, propor estratégias para o fortalecimento da cultura”, explicou Hamilton Pereira.

Os presentes assistiram ao show de abertura do evento, que ficou por conta de Fredie Cals e sua banda de apoio, Os Inomináveis. Além do secretário de cultura, falaram a administradora regional, Maria América, e o Gerente de Cultura e Educação da cidade, Robson Salazar. Ela destacou a importância do encontro que classificou como uma “ousadia” por parte da Secretaria. . “É corajoso você, já nesse início de governo, decidir não planejar nada sem ouvir as cidades”, disse se referindo ao secretário Hamilton. A administradora enfatizou ainda a importância das decisões coletivas. “Nesse novo caminho, é fundamental resgatar a participação popular, porque assim se fortalece a democracia”, afirmou.

Robson lembrou o fato de Sobradinho ter uma tradição artística, com grupos consolidados nas mais diversas modalidades. Também falou da importância da Pré-Conferência. “O encontro de hoje é um marco, porque é prova da gestão transparente assumida por esse governo. A cidade tem o direito de estabelecer sua pauta cultural e nós estamos aqui para decidir o que queremos”, disse. Os 198 inscritos foram divididos em grupos de discussão, com o objetivo de apontar as necessidades no âmbito da cultura de Sobradinho.

Eram quatro os eixos temáticos para debate: 1. Diversidade, Descentralização e Democratização; 2. Economia da Cultura; 3. Patrimônio Cultural e Arquitetura e 4. Formação e Intercâmbio Cultural. Foram levantadas 166 propostas que vão ser sistematizadas para a formação de um documento. A proposta vai ser apresentada durante a III Conferência de Cultura do DF, do dia 29 de abril ao dia primeiro de maio, no Museu da República. Os participantes votaram ainda para a eleição do Conselho de Cultura da cidade e de delegados que representarão Sobradinho na Conferência, com direito a fala durante o evento e voto. Para o Conselho foram escolhidos quatro titulares e quatro suplentes.

Já para delegados foram eleitos 16 titulares e 11 suplentes e o poder público deve indicar mais quatro representantes (Um membro da Gerência de Educação e Cultura de Sobradinho, um da Administração Regional, um da Regional de Ensino e um da Secretaria de Estado da Cultura). Thiago Fidalgo, artista da cidade, fez uma avaliação positiva da Pré-Conferência. “Possibilitar a participação da comunidade na formulação de uma política cultural para Sobradinho é uma iniciativa que merece elogios. O encontro foi uma grande contribuição para o desenvolvimento da arte local”.

Por ASCOM/Gizele Chaves RAV Adm Regional de Sobradinho/ foto João Timóteo/JS

Nenhum comentário