name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: Em Sobradinho II ambulatório trata exclusivamente à saúde do homem

* Antônio Caetano de Souza

No Centro de Saúde nº 03, em Sobradinho II funciona o único ambulatório no Distrito Federal especializado na assistência da saúde do homem. A médica Maria Aparecida Murr e uma equipe de apoio atendem às segundas e terças-feiras, no horário de 17h00 às 22h00, com agenda aberta. O enfoque é voltado para o tratamento do HPV e doenças sexualmente transmissíveis, mas todas as queixas são investigadas e de um caso simples de DST descobre-se que o paciente é diabético ou hipertenso e o mesmo é encaminhado para tratar a patologia.

Essa preocupação com a saúde do homem levou a Regional de Sobradinho, com o apoio da SES, a criar em 2007 um ambulatório específico, através da fusão da assistência de DST/Aids e do serviço de Urologia. Foi tão bem aceito pela comunidade, com grande procura pelo usuário do sexo masculino, que, em fevereiro de 2009 incorporou-se, em definitivo, à rede de saúde sobradinhense, como Ambulatório de Saúde do Homem, com atendimento humanizado e horário noturno, para maioria que trabalha e só dispõe de tempo à noite.

“Somos referência no DF no tratamento de HPV e o único ambulatório que realiza exames de Genitoscopia e Peniscopia para descobrir e tratar lesões de HPV na região genital”, explica a médica, Maria Aparecida, responsável pelo ambulatório. Transmitido através de relações sexuais, estudos mostram que 50% dos homens no Brasil estão infectados com o vírus do HPV, e que aproximadamente 96% de câncer uterino, nas mulheres, são causados pelo HPV e também câncer de ânus e pênis. A Ciência já tem identificada mais de 100 tipos de HPV.

O gerente do Centro de Saúde nº 03, Guaraí Santos Santana informa que para fortalecer ainda mais o projeto de assistência à saúde do homem, a equipe da unidade vem atuando nos vários seguimentos da comunidade, em busca de apoio e divulgação dos serviços. “Recentemente firmamos uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal a fim de a entidade encaminhar os condutores de veículos pesados, os caminhoneiros, para conferir como anda a saúde desses profissionais do volante”, afirma o Gerente.

A diretora da Regional de Saúde de Sobradinho, médica Joana DArc da Silva foi verificar no CS03 como está funcionando os serviços no Ambulatório do Homem. Após ouvir a equipe e usuários afirmou que apesar das dificuldades porque passa a Saúde, a assistência prestada naquela unidade é de alto nível e tem inteira aprovação dos moradores. “Esse serviço é um diferencial em Brasília deu certo em tudo, até nos horários estabelecidos e ainda está desmistificando o tabu do homem de cuidar bem da sua saúde, principalmente quando se trata de doenças sexualmente transmissíveis”, enfatizou.

Já os usuários que procuram o Ambulatório do Homem, no CS03 elogiam os serviços. Clemitom de Sousa, 37, casado, morador de Sobradinho II procurou a unidade para fazer planejamento familiar e afirma: “Todos nós temos conhecimentos das dificuldades da saúde, em Brasília, mas esse trabalho aqui no CS03 é excelente e de grande importância para a saúde do homem”.

Edilson Barbosa de Menezes é divorciado, 69, morador do Condomínio Serra Azul e a segunda vez que procura atendimento no ambulatório: “O horário de funcionamento é ótimo e o atendimento é de primeira. Todos aqui tratam o paciente com competência e dignidade seria ótimo que se criasse mais assistência dessa forma”, afirmou.

Gerson Rocha Lino, aposentado é a terceira vez que vai em busca de tratamento no Ambulatório do Homem e confirma: “Todas as vezes que procurei assistência fui prontamente atendido. Os servidores são educados e humanos e o horário de funcionamento é interessante para nós”.

SERVIÇO:
Ambulatório do Homem
Local: Centro de Saúde nº 03/Sobradinho II
Especialidade: DST & Saúde Geral do Homem
Horário: 17h às 22h00 – 2ªs e 3ªs-feiras
Fone: 3485-6775.

*fonte blog do Jornalista Tarcísio Pádua - aliastpadua.com

Nenhum comentário