RECENTES

SAÚDE: HRS comemora recertificação como unidade de ensino


Por Antônio Caetano de Souza

A Regional de Saúde de Sobradinho promoveu nessa manhã de sexta-feira, no auditório do hospital, uma solenidade comemorativa pela "Recertificação" do HRS, como hospital-escola, por mais um período de dois anos, após cumprir uma série de ajustes hospitalares, reformas e aquisição de equipamentos, ordenada pela Comissão de avaliadores dos Ministérios da Educação e Saúde. Onze servidores representando todos os setores do hospital e a ex-secretária de Saúde, médica sanitarista Fabíola de Aguiar Nunes foram homenageados com um certificado de ‘honra ao mérito", pela sua contribuição ao título conquistado.

“Essa confirmação, que nos credencia a continuar como hospital-escola, nos enche de orgulho, é o resultado do trabalho e dedicação de todos os nossos servidores, apesar das dificuldades estruturais que enfrentamos na luta diária”, afirmou a diretora geral de Saúde de Sobradinho, Joana DArc da Silva. Segundo a médica, a sua história de vida confunde-se com os registros cronológicos do HRS, hospital onde nasceu e também, coincidentemente, foi nessa instituição onde realizou seu curso de residência médica. Com a confirmação do credenciamento, o hospital passa a receber do MEC e do MS uma verba mensal de 294 mil para melhoria do ensino e condições do trabalho.

O secretário adjunto da SES, médico Elias Fernandes Miziara, que no evento representava o Secretário de Saúde Rafael Barbosa justificou: “Essa certificação do HRS como hospital de ensino significa, em primeiro lugar, um reconhecimento histórico, nacional, que essa casa tem na área de saúde e o empenho da atual direção e seus servidores na busca de qualidade, na assistência aos usuários”. Miziara confirmou também os laços que tem com o Hospital de Sobradinho, onde fez residência médica e atuou como servidor por vários anos.

Após entrega dos diplomas de "honra ao mérito", Márcia Peralma, representante da direção da FEPECS, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, apresentou uma rápida palestra sobre a rotina do Hospital de Ensino e as diversas atividades desenvolvidas em cada setor e o Gerente de Diagnose e Terapia do HRS, médico Glaiton Lima Araujo fez relato suscinto de todos os ajustes realizados pela direção e corpo clínico da unidade para conseguir aprovação final da Comissão Certificadora.

A cerimônia comemorativa da Certificação do Hospital de Sobradinho contou ainda com as presenças do subsecretário de Atenção Primária à Saúde do DF, médico Berardo Augusto Nunan, do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Márcio Michel Alves de Oliveira, Dr. Michel, administradora de Sobradinho, Maria América, representantes da Secretaria de Agricultura e Secretaria de Atenção à Saúde do MS.

fonte blog do jornalista Tarcísio Pádua - aliastpadua.com / foto divulgação

Nenhum comentário