RECENTES

CIDADE: Três dias de Exposição Agropecuária em Sobradinho


A 27ª edição do evento atraiu mais de cem mil pessoas

“Uma festa muito democrática”, disse o estudante Marcos Assunção a respeito da 27ª Exposição Agropecuária de Sobradinho. Não foi diferente para as outras cem mil pessoas que participaram da festa nos dias 6,7 e 8 de maio, já que os visitantes puderam contar com uma vasta programação cultural. O estacionamento do Estádio Augustinho Lima foi o cenário para mostras e estandes diversos, shows, comidas típicas e muita diversão. Foi assim o fim de semana de festa na cidade.

O espaço foi tomado por uma grande estrutura que contou com parque de diversões, praça de alimentação, exposições de animais e de hortifrutigranjeiros, ônibus Sebrae itinerante, exposição de animais empalhados, mostra de artesanato, além de muitos outros estandes. No primeiro dia da exposição, o local foi aberto ao público a partir das 14h e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) promoveu encontros entre seguimentos da área rural, como os produtores de leite de Sobradinho. Além disso, tivemos shows de grupos como Família Samba 10, Alan&Breno e Léo&Bruno, que levaram 25 mil pessoas à arena.

No sábado, os shows de Luz do Samba, Bonni&Belluco entre outras atrações levaram à festa mais de 40 mil pessoas. Neste dia também tivemos a I Conferência Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável, na qual os produtores rurais sugeriram propostas para o tema e a administradora da cidade, Maria América Menezes, falou da importância do desenvolvimento sustentável.

Último dia de festa, no domingo também foi comemorado o Dia das Mães e, por isso, as atividades começaram mais cedo, estando a arena de exposições aberta a partir das 10h. Mesmo horário em que a cavalgada pela cidade se iniciou partindo do local das exposições. Os shows começaram mais cedo com o grupo de samba Damas de Ouro, composto somente por mulheres. Em seguida tivemos atração para a criançada com o Palhaço Bicicleta. Também no dia 8 de maio, tivemos atrações como Alinea 11 – grupo de raggae – e o raper Thiago Fidalgo.

A dupla natural da cidade, Rick&Rangel, foi uma das atrações mais aguardadas na noite de domingo. Mas quem empolgou o público fazendo-os tocar mais cinco músicas quando já haviam anunciado o término do show foi o grupo de samba e pagode Sem Distinção. Apesar disto a dupla não decepcionou e levou os mais de 35 mil presentes ao delírio. Antes, porém, a Administradora da cidade falou ao público, agradeceu a presença de todos e homenageou as mães com uma queima de fogos com duração de quatro minutos.

A atração à parte foi o pequeno engenho montado no parque de exposições, onde foram produzidos melados e rapaduras feitos na hora em fogões de barro construídos especialmente para a ocasião. Para Marcos Assunção e seus amigos, a 27ª Exposição Agropecuária de Sobradinho funcionou como vitrine cultural para vários seguimentos, como música, dança e artesanato. Sem ocorrências policiais, a festa foi considerada agradável e familiar e, por isso, um sucesso.

Ônibus
A Polícia Militar utilizou monitoramento de primeira geração para garantir a segurança da festa. O ônibus da PM chamou a atenção do público e da equipe da Administração Regional que trabalhou na festa. Com padrão HD (high definition) e alcance que abrangia todo o espaço da Exposição, as 12 câmaras instaladas dentro do ônibus foram responsáveis por assegurar o monitoramento total da festa. Cada uma delas corresponde, de acordo com informações da PM, ao trabalho de 10 policiais. O Comando Móvel, como é conhecido, possui ainda sala de reuniões, sala do comandante e uma sala com seis computadores de primeira geração para monitoramento.

Por Gizele Chaves e Juliana Freitas/ASCOM - Adm Reg Sob I - foto João Timóteo

Nenhum comentário