RECENTES

RURAL: Emater-DF já atende agricultores do Entorno

Equipes da Emater-DF começaram a visitar, nesta semana, os assentamentos da reforma agrária que serão atendidos pela empresa no Entorno do DF. Os técnicos visitaram, na quarta e quinta-feira (04 e 05) os assentamentos Itaúna, Cigano, Cocal da Água Quente e Flor da Serra — todos no município de Planaltina de Goiás. Ao todo, serão 441 famílias beneficiadas em 11 comunidades, localizadas também em Padre Bernardo e Água Fria. A ação é fruto de um contrato assinado em abril pela Emater-DF com o Incra, que realizou chamada pública em 2010 e selecionou a empresa.

De acordo com o extensionista José Gonçalves, executor do contrato, as visitas — que se estenderão pela próxima semana — são de reconhecimento. “Nesse primeiro contato, vamos apresentar a equipe, conversar com as lideranças, detectar as demandas iniciais e marcar as reuniões que serão feitas com todas as famílias”, detalha. Ele explica ainda que o método será totalmente participativo. “Durante todo o processo, vamos ouvir as comunidades, que deverá apontar as suas demandas e ansiedades”, observa José Gonçalves.

Durante os doze meses de duração do contrato — que poderão ser prorrogados por mais um ano —, os técnicos da Emater-DF darão assistência aos assentamentos, observando a viabilidade técnica das atividades, além de atuar na elaboração de projetos de crédito, acesso a programas de renda do governo e outras ações. “Precisamos estabelecer parcerias que resultem em projetos viáveis e sustentáveis”, acrescenta José Gonçalves.

Dificuldades — Arroz, feijão, milho, jiló, quiabo, maracujá, mandioca, tomate, café, laranja, abóbora, amendoim e leite: estes são apenas alguns dos produtos plantados nos assentamentos de Planaltina de Goiás. No entanto, os agricultores enfrentam alguns problemas para incrementar e escoar a produção. Dentre elas, a demanda por recursos hídricos se destaca, já que a região é bastante acidentada — o que dificulta e encarece a captação de água dos rios.

Os assentados se mostraram bastante animados com a chegada da Emater-DF, que já atendeu produtores na região na década de 1990. “Estamos muito felizes com a volta de vocês, que fizeram um trabalho muito bom aqui no passado”, declarou o produtor Alcino Guimarães, do assentamento Flor da Serra.

Por meio do contrato com o Incra, a Emater-DF se compromete a reforçar suas equipes e estrutura nos três escritórios que darão atendimento aos assentados (Brazlândia, Sobradinho e Pipiripau). A empresa indicou 16 extensionistas para trabalhar diretamente com as comunidades. Além da assistência técnica, a Emater-DF deverá também elaborar os planos de recuperação e desenvolvimento dos assentamentos.

fonte ASCOM/EMATER-DF

Nenhum comentário