RECENTES

SOBRADINHO: A Comunidade do Lobeiral recebeu do GDF - Iluminação Pública


E fez-se luz no Lobeiral!

*Juliana Freitas

Há quase 15 anos no escuro, a Comunidade do Lobeiral, finalmente, recebeu iluminação pública no fim da tarde desta quarta-feira (04/05). Os moradores, que foram avisados da novidade na manhã de ontem, se reuniram às 18h na entrada da vila para, enfim, ver as luzes se acenderem. Logo as crianças montaram dois times e começaram a jogar futebol. O funcionário da Administração Regional de Sobradinho, Gilberto Carlos, levou uma bolada no ombro, mas nem sem importou. “Estou feliz com a felicidade deles. Essa bolada significa que agora eles podem jogar bola a noite também”, relatou.

Pouco depois de ter assumido a Administração Regional de Sobradinho, Maria América Menezes, resolveu visitar as comunidades que fazem parte da Região Administrativa e conheceu a pequena e carente Comunidade do Lobeiral. A vila, que começou a se formar há mais de 20 anos em volta de chácaras da região de Sobradinho, abriga trabalhadores das fábricas de cimento Ciplan e Tocantins. É reconhecida, há quase 15 anos, por ter uma associação de moradores formada.

Na visita, que aconteceu no dia 29 de março, a administradora pôde constatar a ausência do Estado na região. Falta de transporte, estradas em péssimo estado, além da evidente inexistência de iluminação pública, eram apenas alguns dos problemas. Os moradores, apesar de relatarem suas solicitações, se mostraram desesperançosos. Não acreditavam mais em promessas. Todavia, ainda assim, foi assegurado por América que os postes, que já existiam na região, ganhariam a iluminação tão desejada.

Empenhada em resolver prontamente os problemas mais urgentes da comunidade, Maria América entrou em contato com a Secretaria de Obras e com a CEB que – embora comovidos – não podiam atender de imediato a solicitação. Foi ao encontrar o governador, Agnelo Queiroz, e relatar a situação da comunidade que ela obteve respostas. Sensibilizado, Agnelo deu a ordem para que a iluminação pública fosse imediatamente levada à região.

No ato que celebrou a chegada da iluminação pública, os moradores foram chegando aos poucos, estavam desacreditados que receberiam o serviço. Mas, às 18h em ponto, as luzes foram ligadas e a emoção tomou conta de todos. As crianças resolveram brincar na rua. A líder comunitária da região, Maria da Graça, emocionada, disse que agora acreditarão em novas promessas e agradeceu à Deus.
Apenas uma luz estava apagada, ninguém notou, mas o superintendente de iluminação pública, Cláudio Santos, ao ter a palavra prometeu que ainda esta semana voltarão à região para fazer a troca da lâmpada defeituosa. Luiz Carlos, morador de Sobradinho, conhece a região há mais de 10 anos e, desde então, passou a interceder pelos moradores junto às autoridades governamentais. Ontem, Luiz também não escondeu a emoção.

O morador do local, Luiz Pereira, já perdeu as contas de quantas reuniões foram realizadas para dar fim ao problema da iluminação, embora nenhuma delas tivesse obtido êxito, até então. “Vendo essas luzes acesas, vejo que era falta interesse, pois em tão pouco tempo a questão já foi resolvida”, diz.
A comunidade ficou grata a todo o esforço da administradora de Sobradinho, que disse não ser necessário agradecer, já que essa é uma obrigação do Estado e um compromisso do atual governo. “Como Estado, temos obrigação de cuidar dessa e de todas as comunidades, não estamos fazendo favor a ninguém.”

Por Juliana Freitas ( texto e foto) ASCOM/Adm Reg Sob I

Nenhum comentário