RECENTES

CIDADE: Sobradinho terá uma série de eventos especiais para comemorar 51 anos

Aristíades de Almeida Barreto, pioneiro: "Não troco esta cidade por nada. Só saio daqui morto"

A maioria dos moradores demonstra muito apego ao local, mas há reclamações sobre problemas típicos das metrópoles, como a violência e a sujeira nas ruas

*Antonio Temóteo

Prestes a comemorar 51 anos no próximo dia 13, Sobradinho é uma das cidades do eixo norte do Distrito Federal que se destaca por oferecer diferentes opções de lazer aos brasilienses. A proximidade de zonas rurais tem atraído apreciadores da comida caseira e apaixonados por trilhas e passeios de bicicleta. Os amantes do futsal também têm lotado o Ginásio Carmen de Oliveira, na Quadra 2, para acompanhar os jogos do Peixe. Outra referência na região administrativa é a Feira da Lua, que às sextas-feiras reúne artesãos, artistas e produtores no estacionamento do Estádio Augustinho Lima para apresentar aos visitantes pratos típicos, shows musicais e artesanato.

Além das atividades oferecidas semanalmente, a Administração Regional preparou uma programação especial de aniversário para todo este mês. Praças, parques e galerias serão ocupados para apresentações culturais, esportivas, espetáculos e exposições. Na avaliação da administradora de Sobradinho, Maria América Menezes Bonfim, todas as festas serão uma oportunidade de integração entre os cerca de 175 mil habitantes da cidade e toda a população do DF.

América explicou que antes de organizar a agenda de eventos foi às ruas saber do cidadão o que deveria ser feito. “Essa é uma festa da comunidade. Vamos iniciar as comemorações em 1ºde maio, com a Rua de Lazer do Trabalhador. Começa no balão do Parque Jequitibás e vai até a Quadra 10, com 1,5km de extensão. Queremos tornar isso permanente todo domingo e criar o nosso Eixão do Lazer”, destacou. Camas elásticas, pingue-pongue, basquete, jogos cooperativos, dança, aulas de ginástica e um estande de saúde estarão disponíveis no local.

Entre as atrações resgatadas para este mês estão a Exposição Agropecuária e o Grande Prêmio de Ciclismo, que não ocorria há cinco anos. “Todos pediam a volta da prova da corrida e uma festa agropecuária com participação dos produtores da cidade”, disse a administradora.

Apaixonados
A proximidade do aniversário de Sobradinho tem alegrado moradores e pioneiros. O empresário Aristíades de Almeida Barreto, 83 anos, chegou ao DF em 1959 e trabalhou na construção do Teatro Nacional. Com o fim da obra, o baiano se mudou para a cidade em 1961 e começou a vida de comerciante em um pequeno quiosque. No ano seguinte, comprou duas lojas na Quadra 8 e de lá nunca mais saiu. Casado, Barreto não tem filhos, mas conta com a ajuda de dois sobrinhos para tocar o comércio. Há 15 anos ele mora na Quadra 7. “Me sinto orgulhoso de morar aqui. Não troco esta cidade por nada, conheço todo mundo. Amo Sobradinho. Só saio daqui morto”, disse, emocionado.

O casal Alexandre Rodrigues, 34 anos, e Fabiana Vieira, 31, também declara amor à cidade. Os dois nunca moraram em outro lugar do DF e eram vizinhos na Quadra 1. Depois que se casaram, mudaram-se para a Quadra 2 e, sempre que sobra um tempo, vão ao Parque Jequitibás fazer caminhada acompanhados pela cadela Katita. Segundo Rodrigues, o local é seguro, tranquilo e extremamente familiar. “Vivemos perto da natureza. Podemos ir a cachoeiras, fazer trilhas e andar de bicicleta. Esse parque também é maravilhoso”, frisou.

Quem também não abre mão da tranquilidade do Jequitibás é o casal Telma Dias Pereira, 47 anos, e Roberto Bouças, 57. Durante a semana eles fazem um circuito de corrida e geralmente são acompanhados pelos filhos Arthur e Cecília, ambos de 7.

Bouças diz que reserva alguns fins de semana para piqueniques. “Temos aqui uma ótima opção de lazer. O ambiente é arborizado, a umidade do ar é excelente e as crianças também se divertem. A única coisa que precisa ser feita é aumentar o número de brinquedos”, comentou Telma.

Perfil

175 mil habitantes
596,37 km² de área
3,2 mil empresas
28 escolas
1 hospital regional
2 centros de saúde
4 postos rurais de saúde
3 postos policiais
1 delegacia de polícia

fonte correio braziliense

Nenhum comentário