name='content'> ]]>

RECENTES

Brasília: a Copa começa aqui

Além de conquistar o jogo inaugural da Copa das Confederações, a capital federal receberá sete partidas do Mundial de 2014, entre elas, uma das disputas da Seleção Brasileira na primeira fase e a definição do terceiro lugar

Na tarde de hoje, a Fifa anunciou, de Zurique, na Suíça, a capital da República como sede da abertura da Copa das Confederações de 2013. Com isso, a Seleção Brasileira jogará no Estádio Nacional de Brasília, em 15 de junho de 2013. Brasília também garantiu, ao lado do Rio de Janeiro, sete jogos da Copa do Mundo de 2014, entre eles, uma partida com a Seleção Brasileira na primeira fase e a disputa do terceiro lugar.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, presente no evento em Zurique, recebeu o anúncio com entusiasmo. “É fantástico para Brasília esse resultado tão positivo. O anúncio da Fifa é um reconhecimento, prova que a Federação está convencida de que Brasília apresentou todas as garantias e está cumprindo todas as exigências. Esse é um momento histórico e uma grande vitória para o DF”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

A Copa das Confederações é o grande evento que introduz a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, é quando se dá a contagem regressiva para o grande Mundial. Esse evento teste da Copa de 2014 contará com 16 jogos de futebol com as melhores das melhores seleções do mundo. Nesta edição, a Copa das Confederações será realizada em quatro cidades, podendo se estender para mais duas sedes.

Além disso, a capital federal e o Rio de Janeiro foram as duas únicas sedes a garantirem sete partidas da Copa do Mundo cada uma. O número de jogos por cidade-sede, durante o Mundial, varia entre três e sete.

Dessa forma, Brasília será palco de jogos ao longo de todo o mês da realização da Copa do Mundo: uma média prevista de um evento a cada três dias. Durante o Mundial, a capital federal também sediará a disputa pelo terceiro lugar.

“O estágio avançado das obras de nosso estádio foi determinante para Brasília ter tantos jogos desta competição. Brasília se empenhou bastante para esse momento. Este é o reconhecimento da nossa competência e o resultado do nosso esforço e intenso trabalho durante esses dez meses", disse o governador do DF, de Zurique.

Na comitiva brasiliense na Suíça, também estavam presentes os deputados distritais Olair Francisco e Professor Israel Batista ― presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial da Copa do Mundo da Câmara Legislativa do DF―, além da secretária de Estado de Comunicação Social, Samanta Sallum.

“Essa Copa é importante para nós como cidadãos. A Copa vale pela herança que pode nos deixar, em melhorias na mobilidade urbana, na qualificação profissional e na formação de juventude bilíngüe”, destacou o deputado Professor Israel Batista.

“É muito importante para Brasília abrir a Copa das Confederações porque, com isso, o turismo na capital será intensificado já a partir de 2013. Estamos honrados com essa abertura, Brasília saiu vitoriosa”, afirmou o deputado Olair Francisco.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também presente no evento da Fifa, parabenizou Brasília pelo resultado e o governador Agnelo Queiroz também o congratulou pelo belo destaque que as duas capitais tiveram.

Logo após o anúncio, o governador do DF recebeu diversas ligações de representantes de todos os setores envolvidos com a Copa e de parlamentares, parabenizando-o pelo resultado. Agnelo Queiroz agradeceu o apoio de todos aqueles que torceram e trabalharam junto com o Governo do Distrito Federal para alcançar este resultado tão positivo.

“Esse é o momento que revigora o simbolismo da capital da Federação para os brasileiros. É Brasília desempenhando o papel que merece ter como capital de todos os brasileiros. Dando orgulho ao mostrar que é capaz de abrigar um evento deste porte que projetará o país para o mundo”,acrescentou Agnelo Queiroz.

Estádio Nacional de Brasília

O Estádio Nacional de Brasília está sendo construído para sediar os grandes eventos esportivos que começa com a Copa das Confederações, em 2013, e, mais do que isso, para os próximos 50 anos da capital federal. A arena será entregue em 31 dezembro de 2012, seis meses antes da capital federal sediar o jogo inaugural da Copa das Confederações.

O primeiro estádio idealizado para a capital federal, cujo projeto data de 1973, previa 110 mil lugares, mas não chegou a ser concluído. Desta forma, o Estádio Nacional de Brasília, com obra orçada em R$ 671 milhões, terá capacidade para cerca de 70 mil pessoas e será uma arena multiuso, adequada, inclusive, para eventos e shows de grande porte.

Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, o estádio passará por uma licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento administre o estádio e potencialize o desenvolvimento econômico, gerando renda e emprego na capital federal, além de pagar o aluguel da arena. A empresa também será responsável por inserir Brasília em um calendário intenso e internacional de eventos.

Hoje, a obra da arena é uma das mais adiantadas do Brasil, com 38% de sua execução concluída. Atualmente, cerca de 3 mil operários atuam no canteiro e o terceiro turno de trabalho já foi iniciado.

Os trabalhos de escavação (96% concluídos) e fundação (96,8%) estão em sua fase final e a construção das estruturas já foi iniciada como, por exemplo, a base definitiva das arquibancadas e os pilares de sustentação. A concretagem da arquibancada inferior está em ritmo acelerado com 60% dela já executados. Os primeiros pilares da esplanada chegaram aos 16 metros acima da laje e estão preparados para o contraventamento. Também foi iniciada a concretagem dos pilares da arquibancada intermediária.

Ecoarena

O Estádio Nacional de Brasília também caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum ― entregue após a conclusão da obra ― é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é sustentável. Atualmente, não existe nenhum estádio de futebol no mundo com o selo Platinum.

O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto do novo estádio. São usados materiais recicláveis ou reciclados na construção. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou foi doado a cooperativas de reciclagem. Com a derrubada da última arquibancada, por exemplo, o entulho foi transformado em brita para ser reutilizado na concretagem do piso da arena.

Depois de pronto, haverá captação de energia solar e de água da chuva. O piso no entorno do estádio, por exemplo, será permeável. Além disso, a arena será capaz de gerar 2,5 mega watts de energia, o que corresponde ao abastecimento de mil residências por dia.

Todas as obras realizadas no DF com meta nos grandes eventos esportivos ― Copa das Confederações, em 2013; Copa do Mundo, em 2014; Copa América, em 2015 e jogos de futebol das Olimpíadas, em 2016 ― têm foco no legado que ficará para a população da capital federal.

Os eventos que Brasília receberá são potencializadores do desenvolvimento econômico, social, urbano e regional, com foco na cidadania e na inclusão social da cidade.

Fonte SECOM/DF - foto FIFA

Nenhum comentário