RECENTES

Sucesso do Festival de Cinema em Sobradinho







Cidade recebeu mostra competitiva e se desatacou em termos de público

*Gizele Chaves

Das três satélites escolhidas para receber a mostra competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Sobradinho foi a que mais atraiu público. Mais de mil pessoas (das quais 744 pagantes) conferiram às exibições e puderam votar nos filmes favoritos. Ceilândia recebeu 640 pagantes, enquanto Taguatinga recebeu 368, segundo dados da organização do evento. Os moradores da cidade elogiaram a iniciativa da Secretaria de Cultura de descentralizar a mostra. “É uma vitória receber o Festival mais tradicional do País em Sobradinho. Significa que o compromisso desse governo é levar cultura e entretenimento a todos”, disse a estudante e moradora da cidade, Jamile Santos.

A 44ª Edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro inovou em diversos aspectos. O mais significativo foi a descentralização da mostra. Pessoas que não teriam, dadas as circunstâncias, acesso ao Festival, foram presenteadas com a exibição simultânea dos filmes em Sobradinho, Ceilândia e Taguatinga, além do Plano Piloto. Na noite de encerramento da mostra competitiva em Sobradinho, o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, afirmou que o Festival cumpriu a meta. “O nosso objetivo sempre foi democratizar o acesso à cultura e esta edição obteve este êxito”, disse Hamilton.

Na cerimônia de encerramento, o cineasta da cidade, Pedro Lacerda, recebeu uma placa em homenagem a seu trabalho. “Parabéns, Pedro, por tantos anos dedicados à cultura, ao audiovisual. Sobradinho tem orgulho de ter você como filho”, disse a Administradora, Maria América. O cineasta falou das dificuldades ao longo dessas décadas de dedicação ao cinema e falou do amor à cidade. “Eu fico emocionado ao ver Sobradinho representada na tela, ao ver o Pólo de Cinema registrado nos meus trabalhos. É uma enorme felicidade saber que brasileiros e gente do mundo todo vão ter a oportunidade de ver, conhecer um pouco a nossa cidade”, contou.

Um Festival dinâmico

Foram exibidos 30 filmes durante a Mostra Competitiva do Fest Brasília: Seis longas e 24 curtas, dos quais 12 de animação. Viu-se de tudo nesta 44º edição, a temática dos filmes ficcionais, dos documentários e das animações foi diversa. Dramas pessoais, diversidade cultural, sátiras, problemas sociais crônicos (como violência e criminalidade) e até bullying foram abordados na tela.

Os grandes premiados com o Candango foram Meu País e Hoje. O primeiro levou a estatueta de melhor filme (escolhido pelo júri popular), melhor ator (escolhido pelo júri técnico) para o veterano Rodrigo Santoro e mais quatro prêmios (melhor direção, melhor trilha, melhor montagem e o Prêmio Vagalume, conferido por integrantes do Projeto Cinema para Cegos, da Secretaria de Cultura do DF). O Longa Hoje, de Tatá Amaral, também levou seis candangos: Melhor longa (escolhido pelo júri oficial), melhor atriz (Denise Fraga), melhor roteiro, melhor fotografia, melhor direção de arte e o troféu da crítica. Para conferir a lista de todos os premiados, acesse www.festbrasilia.com.br



Por Gizele Chaves(texto e fotos)

Nenhum comentário