RECENTES

Operação do DFTrans lacra 12 ônibus por irregularidades em Sobradinho

Doze ônibus urbanos foram lacrados por irregularidades na manhã desta quarta-feira (5/10) em uma garagem do Grupo Amaral, em Sobradinho. Dos 14 veículos no local, apenas dois foram liberados para circular. A ação é parte da Operação São Pedro, realizada pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), que pretende intensificar a fiscalização do transporte público do DF em todo o mês de outubro em razão do período de chuvas.

Entre as irregularidades estão problemas com os pneus, limpadores de parabrisa, porta de desembarque, luz de freio, ré, seta e defeitos nos elevadores que permitem acessibilidade a deficientes físicos. A multa para cada irregularidade varia entre R$ 270 e R$ 1.080, de acordo com a gravidade.

Os ônibus devem ficar lacrados na própria garagem e têm o prazo de três dias para realizar a manutenção e apresentar o veículo no terminal de vistoria, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan). A empresa está sujeita a outra multa caso o prazo não seja cumprido.

O gerente de Fiscalização do DFTrans, Alexandre Carvalho, conta que os ônibus passam por vistorias a cada dois ou três meses e a fiscalização é uma forma de assegurar que as empresas de transporte público estão realizando a manutenção, que deve ser diária. "Nosso objetivo não é tirar os ônibus das ruas, mas assegurar que eles estão rodando com segurança. As empresas devem perceber que manter uma equipe de manutenção diária compensa mais do que pagar multas e ter ônibus lacrados a cada fiscalização ", afirma.

Inspeções
O Grupo Amaral alegou que inspeções são realizadas nos veículos todas as noites quando estes entram na garagem. De acordo com o Gerente Operacional de Tráfego da empresa, Antônio Gaudino, cerca de 30 funcionários trabalham na área de manutenção só na garagem de Sobradinho. "Em uma operação pente fino como a que foi feita é muito fácil achar uma irregularidade. É possível achar defeitos como esses até mesmo em um carro novo, mas reconheço que problema nos pneus, encontrado em dois veículos, é mesmo uma falha grave", diz.

Ainda segundo Gaudino, a garagem comporta 76 veículos: 65 rodam todos os dias e 11 deles ficam na garagem como reserva. O gerente conta que os fiscais do DFTrans chegaram na garagem antes das 5h da manhã, quando todos os ônibus ainda estavam na garagem. Ele alega que não vê motivos para que tão poucos veículos tenham sido fiscalizados. "Todos os outros ônibus estavam lá e foram liberados para rodar. É realmente muito estranho que só 14 veículos tenham sido vistoriados", questiona.

O gerente de fiscalização do DFTrans explica que a garagem possui duas saídas e apenas quatro fiscais foram designados para a ação em Sobradinho, o que torna inviável a fiscalização de todos os ônibus do local. "Poderíamos fazer uma fila indiana com todos os veículos e fiscalizá-los, mas parar todo o transporte urbano do local não é nosso objetivo. Nossos fiscais conseguiram parar e vistoriar 14 ônibus e, destes, 12 foram lacrados. É uma pequena quantidade vistoriada, mas proporcionalmente, a falha na manutenção do Grupo Amaral é enorme", afirma Carvalho.

Operação São Pedro
A operação São Pedro começou esta semana e tem o objetivo de assegurar, por meio de intensificação da fiscalização, a segurança do transporte público do DF. O DFTrans vai operar nas cerca de 25 garagens e pontos de soltura - onde há aglomeração de ônibus, como no estacionamento do Mané Garrincha - do Distrito Federal durante todo o mês de outubro. De acordo com o DFTrans o objetivo é fiscalizar de duas a três garagens por semana.re Carvalho, o objetivo é fiscalizar de duas a três garagens por semana.

fonte correio braziliense

Nenhum comentário