name='content'> ]]>

RECENTES

CULTURA: Exemplo de amor à arte em Sobradinho


Imagine transformar sua casa em um teatro. A sala vira o palco, um quarto vira espaço para plateia e o outro um gigante armário para os figurinos. Foi isso que Raquel Lima, uma apaixonada pelo teatro, fez em sua residência. O projeto nasceu de sua paixão pela arte de encenar. Ao se aposentar, a educadora transformou sua casa em um espaço de muitas emoções. Em Sobradinho crianças, jovens, adolescentes e adultos têm oportunidade de aprender mais sobre teatro e suas facetas, e sem pagar nada por isso.

Houve um tempo em que Sobradinho era a casa da cultura no Distrito Federal. O apelido de cidade arte, recebido há décadas, pouco a pouco foi desbotando e ganhando um ar mais nostálgico. Para incentivar a cultura e disseminar arte, Raquel decidiu derrubar parte das paredes de sua casa para dar lugar ao seu teatro de bolso. “O objetivo é levar teatro e educação ao público da infância e juventude, colaborando com a formação social e cultural da comunidade de Sobradinho”, argumenta Raquel.

Atualmente, 50 alunos participam das oficinas realizadas pela arte educadora, que duram entre seis e nove meses. “Meu propósito é educar, formar artistas é uma consequência”, ressalta. Mais do que ler um texto e usar um figurino, muitas lições de vida são aprendidas nas aulas de Raquel.

“Nós trabalhamos muito além do teatro, desenvoltura e a leitura de um texto. Nas aulas, aprendemos também a trabalhar em grupo, interagir e errar sem medo. Ao representar, você entra no corpo de outra pessoa e isso faz com que aprendamos a respeitar do próximo”, afirma a aluna Isis Aisha Prado, 16 anos, que participa das oficinas.

Fonte: Redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário