RECENTES

CURIOSIDADE: Veja o absurdo que esta página da internet postou sobre nossa cidade

Um típico lote em Sobradinho

*Joel Pires

Sobradinho (Distrito Federal)
Nota: Este artigo fala da cidade semi-candanga, para outros Sobradinhos consulte Sobradinho.

Sobradinho é uma reconhecida favela do Distrito Federal.é localizada próximo da PQP, e vizinho de onde Judas Perdeu as Botas, apesar das informações que se encontra lá pelas bandas da fronteira do Brasil com a Bolívia. Outros garantem que a cidade está situada depois do Paraguai (a feira). De qualquer forma, nada disso interessa, ninguém tem o mínimo interesse de conhecer ou visitar esse fim de mundo mesmo (pra falar a verdade: Nem sei onde é). Devido à grande inospitalidade da cidade,Sobradinho é constantemente apelidada de Assombradinho.

História

Sobradinho foi criada na época da construção de Brasília como um bem sucedido plano do governo para manter goianos e baianos o mais longe possível da capital federal. O plano deu tão certo, que Sobradinho até parece uma boa cidade (em comparação a Planaltina é uma excelentíssima cidade), para os desinformados, Sobradinho até parece uma cidade do interior goiano, onde reina o tédio.

O plano urbanístico de Sobradinho foi planejada por Lucio Costa, que se inspirou em uma barra de chocolate sendo instantaneamente devorado por um pequeno garoto mendigo na época que ele visitou a invasão em 1957. E assim estava criado o mapa da cidade, que graças ao pseudo-planejamento consegue fazer qualquer pessoa normal se perder em seu interior (muito cuidado para não terminar numa boca de fumo, os perigosos viciados de Sobradinho são capazes de matar em troca de meio baseado de maconha).

A pseudo-cidade foi construída com as "sobras" das obras de Brasília, o que originou o nome da cidade "Sobrasinhas", futuramente adaptada para "Sobradinho". Na época da construção de Brasília, se sobrou tijolo, telha, cimento, entulho, camisinha usada? "Vai tudo pro Sobradinho", diziam os candangos. O povo de Sobradinho veio a se tornar um dos maiores aproveitadores de lixo, restos e sobras do Centro-Oeste, a população inteira usa roupas a partir de garrafas pet.

Mesmo assim, não fossem incontáveis carregamentos desviados ou surrupiados de São Sebastião (a pedreira que mandava o material à Brasília), a cidade de Sobradinho não existiria.

Surge nos arredores de Sobradinho uma grande quantidade de moteis e bordeis (denominados Grande Colorado). Essa região teve imensa contribuição para o aumento da taxa de natalidade do DF.

O ponto focal de Sobradinho foi a distribuição dos lotes (cavernas), sendo os endereços distribuídos da seguinte forma: subsolo 3, caverna 4, túnel 7, isso se dá pela alta radiotividade que se encontra na superfície. O transporte é altamente sustentável, sendo que usam da exploração animal, como tatus, topeiras e etc... Os túneis ali localizados, ligam várias cidades do Distrito Federal, tais como Brazlândia, Samambaia, Ceilândia e uma pequena estação que ainda está sendo construída no Gama.

Turismo


Sobradinho é conhecido por seu pseudo-turismo, uma vez que apenas loucos e imbecis gastarão seu tempo indo conhecer o ecoturismo da cidade, tendo opções infinitamente melhores no Plano Piloto. Entre os lugares de destaque turístico estão:

• Rancho do Ryú - Pequeno e aconchegante rancho do Ryu, é um bucólico local de treinamento de artes marciais. Também ofere a tradicional comida da roça servida no fogão a lenha transmitindo todos tipos de doenças imagináveis, lazer para as crianças que podem assaltar quem passar na estrada, passeios de charrete sem graça e música insuportável ambiente que pode variar de forró babaca a sertanejo de corno.
• Restaurante Trem da Serra - Um restaurante isolado e perdido em algum lugar naquelas montanhas, com uma bela vista panorâmica de Brasília, a cidade onde os pobres de Sobradinho vão trabalhar.
• Grupo de Cavalgada de Avestruz da Paz Núcleo Rural Catingueiro - Esta é aquela fazenda encontrada em Final Fantasy VII, onde você pode montar, cantar e adestrar chocobos (avestruz no dialeto brasileiro)

Curiosidade


É em Sobradinho que está a conhecida Curva da Morte onde João Roberto (vulgo Johnny) morreu numa corrida de racha. Ele tinha apenas dezesseis anos.”

Providências urgentes devem ser tomadas! Tenho certeza de que os que vivem aqui e verdadeiramente conhecem nossa cidade não aceitarão tamanha aviltação. Manifeste-se! É o mínimo que podemos fazer.

Endereço da página em que o absurdo foi publicado:
http://desciclopedia.ws/wiki/Sobradinho_%28Distrito_Federal%29

Agora veja o que a Wikipédia – mesmo desatualizada – diz:

Sobradinho (Distrito Federal)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coordenadas: -15°63'33"S -47°81'65"O
Região Administrativa de Sobradinho
Região Administrativa V
Fundação: 13 de maio de 1960
Lei de criação: 4544 de 10 de dezembro de 1964

Limites:
Itapoã (sul), Lago Norte e Brasília (sudoeste), Brazlândia (oeste), Sobradinho II (norte), Planaltina (leste)

Distância de Brasília:
22,1 km

Administrador(a):Maria América Menezes
Área - Total 287,60 km²
População - Total - 128.789 habitantes

Site governamental
www.sobradinho.df.gov.br

Sobradinho é uma Região Administrativa do Distrito Federal brasileiro.
A cidade possui cerca de 128.789 habitantes.Localiza-se a 22,1 quilômetros de Brasília, às margens da BR-020, sentido Fortaleza-Brasília. Além do núcleo da região administrativa, Sobradinho também conta com os mais de 100 condomínios horizontais que cercam a região, sendo que muitos deles se encontram no setor de condomínios, o bairro Grande Colorado e no Setor Oeste de Sobradinho (onde também se localiza o Setor de Mansões da cidade) e com a extensa área rural que cerca a região. Até 27 de janeiro de 2004, também faziam parte de Sobradinho as regiões de Sobradinho II e Fercal. Hoje ambas estão sob a administração de Sobradinho II.
Índice
• 1 História
• 2 Urbanização
• 3 Referências
• 4 Ver também
História
Sobradinho começou a se originar quando Antônio Gomes Rabelo ocupou as terras onde hoje se localiza a cidade e fundou a Fazenda Sobradinho. O local foi bastante desmembrado devido a muitas vendas e inventários, passando a ser propriedade de várias famílias.

Durante a construção de Brasília, entre 1956 e 1960, um dos diretores da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), o deputado federal Iris Meinberg, que havia sido presidente da Confederação Nacional de Agricultura, teve a idéia de criar uma cidade tipicamente rural no Distrito Federal. A melhor opção encontrada foi assentar a nova cidade na região, que tradicionalmente desenvolvia atividades agropecuárias desde os tempos de seus primeiros ocupantes.

A partir de 1959, a Novacap elaborou um levantamento de uma área onde estaria localizada a sede da Região Administrativa V. Havia a necessidade de alojar definitivamente as famílias imigrantes do Nordeste de Goiás, da Bahia e de outros estados. Essas pessoas foram transferidas para as margens da antiga estrada que ligava a cidade goiana de Planaltina à nascente Brasília. A cidade recebeu o nome de Sobradinho, e foi fundada no dia 13 de maio de 1960, mas só chegou a ser oficializada bem mais tarde, pelo Decreto nº 571, de 1967.

Urbanização

Assim como Brasília, Sobradinho também é uma cidade planejada. O plano da cidade foi elaborado entre 1958 e 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira, que pertencia ao quadro de engenheiros do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap. Lúcio Costa, urbanista, principal responsável pelo planejamento do de Brasília e chefe do Departamento de Urbanismo da Novacap preferiu que o planejamento fosse executado por um arquiteto de sua equipe. O projeto de Sobradinho foi então confiado ao urbanista Paulo Hungria Machado, que também já havia feito o plano urbanístico da região administrativa do Gama. A construção da cidade se desenvolveu entre 1959 e 1960 com recursos do Departamento de Terras e Agricultura da Novacap. Pouco depois, Inácio Lima Ferreira retomou o projeto, executando serviços topográficos, arruamento e locação de terrenos, instalando os serviços subterrâneos de abastecimento d'água e saneamento básico.

Site do Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobradinho_%28Distrito_Federal%29

Por Joel Pires - Especial para o Jornal de Sobradinho

Um comentário

Anônimo disse...

AMIGOS, SOBRADINHO E TÃO ESQUECIDO PELAS AUTORIDADES E AQUELAS QUE SÃO DA CIDADE NÃO FAZ NADA PARA AJUDAR A MELHORAR, NA VERDADE NEM APARECEM... OU SÓ QUANDO A GLOBO VEM FAZER MATERIAS QUE POR SINAL SEMPRE SOBRE ALGUMA DENUNCIA.
TIRA PELA ORNAMENTAÇÃO DE NATAL, SE É QUE SE PODE CHAMAR DE ORNAMENTAÇÃO AQUILO. RIDICULO,
SABRADINHO MERECE MUITO MAIS QUE ESTAS PESSOAS QUE A ADMINISTRAM, POIS ADMINISTRAM COMO SE FOSSEM DONO DA CIDADE... SIMPLISMENTE NÃO FAZEM NADA...
NOSSA CIDADE ESTÁ ABANDONADA OLHE PARA OS LADOS TUDO PICHADO, BURACOS POR TODAS PARTES TANTO NA CHUVA QUANTO NÃO,

JOSÉ GUTEMBERG SOARESB 49 ANOS DE SOBRADINHO.