RECENTES

Água que abastece a região da Fercal, no DF, é salobra, diz Adasa


Vistoria constatou que qualidade da água é prejudicada por calcário no solo.Caesb espera que em 3 anos consiga resolver parte do problema da região.

Vistoria feita pela Agência Reguladora de Águas (Adasa) indica que a água que abastece a região da Fercal, no Distrito Federal, é salobra, ligeiramente salgada e de gosto forte. Cerca de 30 mil habitantes vivem na nova região administrativa do DF, criada no início de fevereiro deste ano.

A explicação da agência para o resultado encontrado é que a água que abastece grande parte da Fercal vem de poços artesianos e, como o solo da região tem muito calcário, a qualidade da água é prejudicada.

A Caesb diz que está instalando uma nova rede utilizando água de poços artesianos de outra região, de melhor qualidade - mas o abastecimento completo vai demorar.

“Nós temos que abastecer cada comunidade individualmente, em razão da região ser bastante acidentada. Assim, é preciso fazer um projeto para ampliar o sistema da região. Acredito que no prazo de três anos a gente consiga atender boa parte da comunidade da Fercal”, enfatizou o chefe da Unidade de Condomínio da Caesb, Emerson de Oliveira.

Oliveira informou ainda que desde 2009 a Caesb investiu R$ 4,6 milhões na construção de reservatórios e redes de abastecimento na Fercal.

A população percebe o problema pelo gosto e a cor da água que sai das torneiras. “A água sai meio amarela. É uma água que não tem condições de ser consumida”, diz a comerciante Geralda de Oliveira.

Algumas pessoas da região reclamam de problemas de saúde. O aposentado Raimundo Nonato acabou de marcar cirurgia para retirada de pedras na vesícula, no Hospital de Sobradinho. Há oito meses ele tem crises fortes. “Eu já não estou conseguindo resistir às fortes dores das crises que tenho”, disse Nonato.

A esposa dele, a dona de casa Maria Zuleide Alves, teve nove pedras nos rins, fez cirurgia ano passado. Ela conta qual foi a explicação do médico para o problema. “Ele me falou que é em razão da água da Fercal, que tem calcário dentro. Os exames constataram pedras nos meus rins. Já operei dos dois, mas continuo com o problema”. Outros 20 moradores apresentaram os mesmos problemas de saúde.

Fonte - G1 DF, com informações Bom Dia DF (Assista o video em anexo, clicando no titulo deste artigo)

Nenhum comentário