RECENTES

Entrevista com o Governador Agnelo Queiroz

NO DIA DO TRABALHADOR UM BATE-PAPO:

AGNELO FALA SOBRE TRABALHO E DENÚNCIAS

Em entrevista ao Ceilândia em Alerta, governador do DF elenca conquistas dos trabalhadores do DF e rebate série de denúncias contra sua gestão.

O blog Ceilândia em Alerta, neste 1º de maio – Dia do Trabalhador –, inicia uma série de entrevista com autoridades e gestores públicos, que terão aqui espaço para falarem de suas ações e responderem aos questionamentos da população. Nosso primeiro entrevistado é o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que recebeu nossa equipe na última sexta-feira (27), na Residência Oficial de Águas Claras e falou sobreas ações de sua gestão para gerar emprego e distribuição de renda, as obras de mobilidade urbana, a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e sobre a série de denúncias que veem atingindo seu governo.

Ceilândia em Alerta – Governador Agnelo Queiroz, no dia 1º de maio comemora-se o dia do Trabalhador, então, quais as medidas de destaque que a gestão do senhor está tomando para beneficiar o trabalhador?

Agnelo Queiroz: Nós temos o que comemorar neste dia 1º de maio. Depois de um ano e quatro meses de governo, temos a menor taxa de desemprego da história do Distrito Federal, desde quando se começou a medir o emprego e desemprego. Mas, ainda, não estamos satisfeitos, queremos reduzi-las ainda mais.

Nos últimos anos, as políticas no DF não acompanharam o desenvolvimento do restante do Brasil, durante o mandato do presidente Lula, que foi voltado a redução da desigualdade, ao desenvolvimento e as oportunidades para o trabalhador brasileiro.

No DF, isso não ocorreu e nós ficamos para trás. Por isso, ainda temos uma taxa maior do que a média do restante do país.

Ceilândia em Alerta – Como têm sido gerados estes empregos?

Agnelo Queiroz: Um grande investimento na cidade tem originado muitos empregos.

Um exemplo é o Estádio Nacional [de Brasília Mané Garrincha] que possui 3 mil trabalhadores em três turnos: de manhã, de tarde e de noite, erguendo o melhor estádio do Brasil, que sediará a abertura da Copa das Confederações. Há outras obras, ainda, como as de mobilidade urbana, que também gerarão muitos empregos.

A parceria com o governo federal, que nos permitirá fazer um investimento de 2,2 bilhões de reais nos corredores do Expresso DF – que vai do Gama, passando por Santa Maria até o centro de Brasília e partindo de Sobradinho –, mais sete quilômetros de linhas do metro em Ceilândia, Samambaia e Asa Norte e o Expresso Oeste, que partirá do Sol Nascente, em Ceilândia, passando pela Avenida Hélio Prates, Sandu, onde haverá um túnel, pelo centro de Taguatinga, ligando a EPTG, até o final da Asa Sul, essas obras gerarão um grande número de empregos.

Além do Expresso Norte que partirá de Sobradinho e Planaltina, em que vamos empregar recursos próprios para fazer, já que as outras três obras estão sendo feitas em parceria com o governo federal.

Ainda temos a ampliação do aeroporto, que é uma grande obra de R$ 750 milhões, que dará muitos empregos. Temos o Centro Administrativo: outra grande obra.

Investimentos privados, que vão construir hotéis, restaurantes, e que posteriormente gerarão empregos, absolvendo mão-de-obra para trabalhar.

Também estamos dando qualificação às pessoas, para que tenham oportunidade, como é o caso do Qualificopa, que já formou 2.500 pessoas e que tem grande parte trabalhando. Nosso objetivo com o programa é formar até o final deste ano 10 mil trabalhadores.

Ceilândia em Alerta – Além das ações ligadas à Copa do Mundo, quais outras ações têm sido realizadas neste sentido?

Agnelo Queiroz: Na área rural, estamos criando novas oportunidades, já que está ocorrendo um aumento na produção de alimentos, para atender o nosso programa de café da manhã nas escolas das áreas mais pobres do Distrito Federal.

Outra iniciativa, na área de ciência e tecnologia, é a implantação de um polo Capital Digital, que vai gerar crescimento com empresas que estão vindo se instalarem aqui no Distrito Federal.

Então podemos comemorar isso e termos a esperança que nos próximos anos vamos melhorar a vida dos moradores do DF.

Ceilândia em Alerta – O senhor tem buscado valorizar os servidores públicos e melhorar a prestação de serviços à população, quais são as medidas tomadas em sua gestão?

Agnelo Queiroz: Em relação aos servidores públicos, cumprimos todos os compromissos assumidos no passado, assegurando benefícios importantes para os trabalhadores em um período de grande dificuldade nas nossas finanças.

Destaco o magistério, que teve o maior aumento do Distrito Federal e do Brasil, em 2011, com quase 14% de aumento salarial.

Vamos prosseguir melhorando cada vez mais: recuperando serviços públicos, contratando servidores, como ocorreu na área de saúde com mais de 4 mil profissionais, com os 500 professores e tantos outros trabalhadores de outras funções.

Com isso, estamos recuperando o serviço público que estava sendo destruído pela política dos governos anteriores.

Com isso, acredito que podemos comemorar sim este 1º de maio, sobretudo com esperança de que os próximos serão melhores ainda.

Ceilândia em Alerta – Quais são as metas de seu governo até 2014?

Agnelo Queiroz: Para 2014 temos aqui a Copa do Mundo e junto com ela vamos coroar uma série de grandes iniciativas do nosso governo.

Não só realizando os jogos e trazendo um grande número de turistas para a cidade, mas incrementando todas as áreas de serviços, como transporte público de qualidade, em corredores exclusivos, com horários, ônibus confortáveis e seguros; Vamos também alcançar a meta de zerar o analfabetismo, ter 100% de saneamento básico e a recuperação dos serviços públicos de saúde, educação e segurança, que são áreas fundamentais; Até 2014 serão beneficiadas, ainda, 100 mil famílias com habitação digna;

Vamos promover a melhora do meio ambiente com a recuperação dos 69 parques e duas áreas de proteção ambiental.

Esta será uma cidade agradável, com boa qualidade de vida, crescimento econômico, geração de emprego e renda para a população, diminuição da desigualdade social, a partir da nossa política de combate à pobreza, que pretendemos erradicar até 2014, sem lixão e com políticas de resíduos sólidos corretas, como existe em países desenvolvidos.

Enfim, temos uma perspectiva maravilhosa para 2014.

Ceilândia em Alerta – Neste quase um ano e meio de governo o seu governo vem sofrendo inúmeros ataques da oposição e de setores da imprensa. Como o senhor avalia essas denúncias e a criação das CPIs no Congresso Nacional e na Câmara Legislativa?

Agnelo Queiroz: Nós ganhamos do ponto de vista eleitoral de um segmento que estava no poder a muito tempo e que deturpou a política no Distrito Federal, com uma estrutura corrupta e completamente descomprometida com o futuro desta cidade.

Essa prática desmoralizou a nossa cidade perante o Brasil. Porém, nós temos que ganhar não só na eleição, mas também derrota-los no dia-a-dia, na prática, porque eles ainda estão ai, tentando inviabilizar nosso governo desde o primeiro dia com mentiras, arapongagens, montagens de dossiês, compra de matérias, notícias requentadas e todo tipo de crimes e mentiras produzidas a cada dia, a cada hora.

Há um verdadeiro desespero da oposição, que quer atacar um governo sério, sem escândalos, que não teve nenhum caso de corrupção, por que se tiver eu apuro e vou rigorosamente tomar todas as providências.

Nosso governo, em um ano e quatro meses, não teve nenhum só escândalo ao contrário, instalamos a Secretaria de Transparência que realizou 14 mil auditorias e julgou várias empresas como inidôneas, que não podem ser contratadas nem aqui nem no resto do Brasil.

Nosso governo está recuperando R$750 milhões que roubaram dos cofres públicos do Distrito Federal. Já estamos apurando as pessoas que estavam envolvidas com a [operação] Caixa de Pandora.

Este é um governo transparente que adotou uma política de transparência que não existe em nenhum lugar do Brasil, com o grau das medidas que adotamos aqui.

Por isso, há um desespero desses opositores do plano local e do nacional.

Esse é o motivo das tentativas para envolver o DF nesses escândalos que surgiram agora, referentes ao esquema do [Carlinhos] Cachoeira e que tentaram vinculá-lo ao Distrito Federal, quando na verdade toda a apuração feita pela Polícia Federal demonstrou que o nosso governo não tem nenhum tipo de favorecimento aos grupos do Cachoeira ou da Empresa Delta.

Os diálogos da apuração da Polícia Federal mostram que eles tentaram, mas não conseguiram fazer negócio no nosso governo.

Eles tentaram, mas não conseguiram indicar ninguém no nosso governo. Isso mostra claramente a diferença para outros estados.

Esse grupo poderoso tem negócio sem todo o Brasil, tentou ter aqui, mas não conseguiu. Isso em qualquer parte do mundo seria elogiado.

Vendo as fitas conclui-se que não havia entrada, nem influência.

Imagine se eu tivesse atendendo ao pedido de algum parlamentar e empregado aqui algum parente do Carlinhos Cachoeira: que escândalo que não seria.

Mas, como foi um governo do PSDB que fez isso, então não tem problema. É normal para eles. Aqui é diferente: não tem nem parentes, nem aliados deles.

Se tivesse penetrado de alguma maneira nós tiraríamos sem dúvida nenhuma.

Essa é uma tentativa desesperada de envolver o Governo do Distrito Federal e ocorre porque tem um senador do DEM que está a serviço desse esquema, o governo de Goiás com várias autoridades envolvidas e é governo do PSDB, por isso eles querem colocar a qualquer custo um governo do PT nesse meio, mesmo que artificialmente.

Mas a vida está mostrando com os documentos e com todo o processo no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que não houve negócios no Distrito Federal, que não emplacaram pessoas aqui, apesar de todas as tentativas que fizeram, mostrando que este governo não tem nenhum tipo de relação promiscua com esses grupos.

Eles tentaram ligar nosso governo à Empresa Delta, que tem apenas um contrato na área de recolhimento de lixo feito no governo passado, a partir de uma decisão judicial.

Nós, em janeiro, fizemos uma auditoria desse contrato e de uma série de itens que não estavam sendo cumpridos.

Nós jogamos duro com essa empresa, fomos extremamente rigorosos e isso não é uma demonstração de acordo com qualquer empresa.

Ao contrário, a atitude foi de muita rigidez na aplicação do contrato.

Inclusive, adquirimos balanças para medir as toneladas do lixo e com ela reduzimos em quase um quarto o pagamento para a Delta.

Ceilândia em Alerta – Vários veículos noticiaram que o PT estaria isolando o senhor, logo depois o presidente do partido, Rui Falcão, veio ao Buriti e desmentiu. Como o senhor vê este apoio ao seu governo?

Agnelo Queiroz: Tanto o PT do Distrito Federal como o nacional tem me dado apoio integral em todas essas tentativas e ataques através do presidente Rui Falcão.

Foi preciso soltar essa notícia de forma escrita e pública exatamente porque ao não encontrar nada que pudesse incriminar o Governo do Distrito Federal queriam algo para desestabilizar dizendo “que o PT não estava me apoiando”, mas isso é pura mentira.

Mais uma tática dos adversários, da luta política para enfraquecer o Governo do Distrito Federal. Isso foi absolutamente rechaçado.

E, muito pelo contrário, o PT está acompanhando os ataques políticos que o nosso governo tem sofrido e tem nos ajudado muito nesse enfrentamento.

Fonte: Blog Ceilândia em Alerta

Nenhum comentário