RECENTES

Depois de 56 anos, Fercal ganha autonomia administrativa

*Camila Rodrigues


Em abril deste ano o governador do Distrito Federal, Agnelo Querioz realizou solenidade para lançar a Fercal como a 31ª região administrativa (RA) do DF. Antes disso a região estava subordinada a administração de Sobradinho II. O local começou a se formar, há 56 anos, nos arredores de duas fábricas de cimento que vendiam material para a construção de Brasília. Hoje a cidade tem cerca de 30 mil habitantes e 14 comunidades.
Vanessa Arcoverde
Engenho Velho, uma das comunidades da Fercal, é o local de funcionamento da gerência da cidade

Houve um aumento na quantidade de habitantes e expansão dos limites da cidade, mas a estrutura da região não melhorou o suficiente, para atender a esse crescimento. Em função disso, muitos moradores ainda dependem dos serviços de Sobradinho II. Existem apenas quatro postos de saúde e dez escolas que já não suportam a quantidade de estudantes; só uma delas tem ensino médio.


O deputado Dr. Michel, que também já trabalhou como delegado na região, foi um dos responsáveis por levar a proposta ao governo. De acordo com ele, a criação da região administrativa pode trazer melhorias para a cidade. “Nós propusemos a criação da RA para que ela tivesse sua autonomia financeira e administrativa e, assim, pudesse crescer e se desenvolver”.

Vanessa Arcoverde
Deputado Dr. Michel fala sobre como nasceu e cresceu em Sobradinho. Como delegado, trabalhou na região da Fercal e viu que a cidade tinha necessidade de se desenvolver

Severino Ferreira vive na região há 31 anos e diz que esse novo título é uma vitória para a cidade e que a população teve muita relação com isso. “Pra que isso acontecesse a gente teve que fechar rodovia, convocar comunidade. Conseguimos, mas com muita luta”.


Problemas e mudanças


Mesmo com a criação da RA da Fercal, o administrador ainda não foi indicado e, tampouco iniciou-se e a construção de uma sede. Enquanto isso, a antiga gerência da cidade segue em funcionamento. Tereza da Silva, assessora técnica que responde pela gerência, afirma que o local ainda não tem estrutura para funcionar como região administrativa.


Uma das principais demandas da cidade é o aumento do número de escolas, principalmente de nível médio. Mas também existe o interesse da administração em oferecer centros de educação técnica a comunidade. Também é necessário construir postos e de hospitais, já que a estrutura atual não têm capacidade para atender toda a população da região. Devido a isso, os casos mais graves e de emergência têm que ser mandados para Sobradinho II.


No entanto, algumas mudanças já se iniciaram, como é o caso da reforma da DF 150, que liga o Balão do Colorado a Fercal e atende também Sobradinho II e Vila Basevi. A iluminação pública e a segurança também melhoraram.


O deputado Dr. Michel explica que o desenvolvimento precisa de tempo. “A criação da RA não muda as coisas da noite pro dia. Nós já fizemos lá bastante infraestrutura, bastante asfalto, fizemos escoamento de água, mas temos que ir crescendo aos poucos”, afirma.

Arte: Gabriela Alcuri

Nenhum comentário