RECENTES

SAÚDE: Semana de Enfermagem chama atenção para a importância do profissional na rede de saúde

* João Timóteo

A Regional de Saúde de Sobradinho, em conjunto com a Gerência de Enfermagem e o Núcleo de Educação Permanente, realizou no período de 16 a 18 de maio, a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem. O evento serviu para comemorar e homenagear os profissionais e, principalmente, para chamar a atenção sobre o papel e a importância do profissional de enfermagem para os sistemas público e privado de saúde do Brasil. Vários setores envolvidos com a temática participaram de forma articulada para debater o tema “Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn: 85 Anos de Compromisso Social, Participação e Luta”.

Neste ano, foram discutidos e trabalhados os eixos temáticos: origem da ABEn e protagonismo na criação de outras organizações da Enfermagem; Políticas para o desenvolvimento da Educação, Assistência e Ciência de Enfermagem; Retrospectivas de articulação com os Movimentos Sociais; entre outros.


O evento contou com a carga horária de vinte horas e foi direcionado a cerca de cem participantes, dentre servidores da regional, alunos e comunidade que .Além da comemoração o evento pretende propiciar uma maior integração entre os participantes.

A programação contou também com a realização da Feira de Saúde que ofereceu atividades como orientações sobre a Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Tabagismo, Vacinação, Classificação de Risco em urgência/emergência, DST/AIDS, Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, IMC.

A 73ª Semana Brasileira de Enfermagem ocorreu sob a Coordenação da Doutora Enfermeira Elisabete Mesquita P. de Carvalho – Gerente da Gerência de Enfermagem – GENF/HRS e sob a organização do Doutor Enfermeiro Hugo Silva Bicalho – Enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente – NEPS/HRS.

Toda a programação foi voltada para os profissionais de enfermagem (enfermeiros, auxiliares, técnicos) e estudantes de enfermagem visando o aprimoramento técnico-científico, agregando valores e conhecimentos diversificados através da realização de várias atividades.

Durante a programação foram homenageados alguns profissionais da Equipe de Enfermagem da Regional que se destacaram no exercício profissional pela qualidade e humanização no atendimento, competência técnica, espírito de equipe, postura ética e profissional.


Comemoração: A Semana da Enfermagem foi instituída em comemoração aos profissionais de Enfermagem pelo Decreto nº 48.202, de 12/05/1960. A Enfermagem é a ciência humana, de pessoas e experiências, com um vasto campo de conhecimentos, fundamentações e práticas que compreendem o estado de saúde e doença; portanto, demanda dos profissionais qualidade e competência técnica, humanização no atendimento, capacidade de reflexão e análise crítica, bem como um aprofundamento constante de seus conhecimentos técnico-científicos.

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

Alguns Registros:



























Por João Timóteo (texto e fotos) Exclusivo para o Jornal de Sobradinho

Um comentário

Anônimo disse...

Finalmente uma reportagem que valorizam esses profissionais... só descobri a importância da enfermagem quando fiquei internada em um hospital... eles são os anjos na terra que cuidam da gente.