RECENTES

SAÚDE: Sobradinho terá duas clínicas da família

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) autorizou, nesta sexta-feira (25), o repasse para a Secretaria de Saúde de um terreno na Vila Basevi, em Sobradinho, para construção de uma Clínica da Família.

Esta será a segunda cessão de terreno pela Secretaria de Patrimônio da União para a SES/DF em Sobradinho. Em 2010 a SPU liberou uma área na Vila Colina, onde também será erguida uma Clínica da Família.

Até agosto a Secretaria de Saúde entregará 11 Clínicas da Família em seis cidades do Distrito Federal. Quatro estão em fase final – três em Samambaia e uma no Areal, em Taguatinga. Outras sete serão construídas em Sobradinho (2), Recanto das Emas (3) e Samambaia (2). Está prevista para junho a entrega da segunda Clínica da Família de Samambaia, na QS 122.

A primeira Clínica da Família do DF funciona na QN 523, em Samambaia. Inaugurada em dezembro, a unidade conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família, compostas por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Cada equipe atende a uma população estimada em 3.500 pessoas. A clínica conta com seis consultórios - dois para coleta de prevenção de câncer de cólo de útero -, três gabinetes odontológicos, além de salas para curativo, medicação e farmácia para dispensação de medicamentos.

De acordo com a subsecretária de Atenção Primária, Rosalina Sudo, a rede pública de saúde dispõe hoje de 120 equipes completas de Saúde da Família. “A construção das Clínicas proporcionará melhores condições para os profissionais. Atualmente muitas equipes trabalham em locais improvisados”, afirma a subsecretária.

Rosalina Sudo informou ainda que novas equipes de Saúde da Família serão formadas nos próximos dias. A Secretaria de Saúde já convocou 128 médicos de família e comunidade, além de técnicos de enfermagem.


Fonte: Secretaria de Saúde

Nenhum comentário