RECENTES

SEGURANÇA: Receita do DF apreende mercadorias sem nota fiscal em Sobradinho

Maior parte era material de construção; itens foram levados para depósito. Pena para sonegação fiscal é de de 6 meses a 2 anos de prisão, diz polícia.

A Secretaria de Fazenda do Distrito Federal apreendeu nesta quarta-feira (9) mercadorias sem comprovação de origem ou notas fiscais vencidas suficientes para encher 26 veículos.

Os produtos – a maior parte de materiais de construção – estavam em Sobradinho e foram levados para o depósito da pasta no Setor de Indústria e Abastecimento.

Segundo o coordenador de fiscalização tributária, Estêvão Caputo, "há contribuintes que encontram mecanismos de sonegação e vão adotando essa prática na expectativa de não serem alcançados pela fiscalização tributária.”

Os fiscais inspecionaram 120 veículos. “Os comerciantes têm a obrigação de emitir o documento fiscal, ainda que o consumidor não o peça. Ocorre que muitas vezes isso não é feito e a mercadoria circula sem a documentação fiscal que a lei exige. E isso é crime”, afirmou o subsecretário da Receita, Expedito Henrique de Souza.

Foram levadas 27 pessoas para prestar depoimento na delegacia. Além de pagar impostos e multas, os donos das mercadorias apreendidas também vão responder por sonegação fiscal.

Se condenados, eles podem pegar de seis meses a dois anos de prisão.

(*)Assista a reportagem em anexo, clicando no título deste artigo...

Fonte: G1 DF, (texto e foto) com informações do DFTV

Nenhum comentário