RECENTES

Triagem direcionada no Hospital Regional de Sobradinho

*Vinícius Borba

O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) montou uma força-tarefa para reorientar os pacientes de menor gravidade que lotam o pronto-socorro e muitas vezes não conseguem atendimento. Para isso, foi implementado um Centro de Saúde para atendimento primário em um prédio cedido pela Companhia Energética de Brasília (CEB), que fica a 300 metros do hospital. A experiência tem dado certo e os pacientes aprovaram a medida. O problema é que os demais Centros de Saúde da região, assim como em quase todo o DF, não estão preparados para serviço semelhante.

Cerca de 800 a 900 pessoas passam todos os dias pelo pronto-socorro do HRS. Uma parte do problema está, segundo a diretora Regional de Saúde de Sobradinho, Joana D’Arc Gonçalves, na falta de um sistema de periferia mais abrangente. Segundo ela, muitas pessoas que vão em busca de atendimento de emergência poderiam ter seu problema resolvido nos Postos de Saúde da Família (PSF) e Centros de Saúde, locais de atendimento primário da rede de saúde.

Para otimizar estes atendimentos mais simples, como casos de dor de garganta, diarreias e outros sem tanta gravidade, é que foi criado o Centro de Saúde no prédio da CEB. Para lá, são encaminhados cerca de 60 pacientes por dia, que estariam disputando espaço com outros de maior gravidade no pronto-socorro. “Cerca de 70% a 80% dos que procuram o hospital deveriam ser atendidos nos PSF e Centros de Saúde”, afirma.


Fonte: Vinícius Borba/ clicabrasilia.

Nenhum comentário