RECENTES

SAÚDE: 40% DOS BRASILEIROS TEM COLESTEROL ALTO


No Dia Nacional de Combate ao Colesterol entenda as causas da doença e como evitar o alto índice de gordura no sangue


Hoje quinta-feira (8) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), associadas a altas taxas de gordura no sangue, continuam sendo a primeira causa de morte no mundo, fazendo 17 milhões de vítimas em 2011.

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado e presente em alimentos de origem animal como, por exemplo, as carnes vermelhas, o leite e seus derivados e os ovos. Para o cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, Dr. Sidney Cunha, o maior problema do colesterol alto são as consequências. “O alto índice de colesterol no sangue provoca a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, causando a obstrução parcial ou total destes vasos, podendo causar sérios danos ao corpo como, infarto ou AVC”, relata.

O entupimento de uma artéria do coração pode causar infarto. Já a obstrução de uma artéria do cérebro pode ocasionar o AVC. O cardiologista alerta que o índice elevado de gordura é causado, principalmente, por fatores genéticos. Porém, hábitos de vida influenciam no controle das taxas. “O fígado produz 70% do colesterol do organismo, apenas 30% advém da ingestão. O paciente deve analisar o seu histórico familiar de problemas cardíacos e buscar um cardiologista, para que o especialista dose o nível de colesterol e indique as medidas adequadas para o controle”, afirma.

Para o controle dos níveis de colesterol, o cardiologista indica uma alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos regulares, além de evitar o tabagismo. “O cigarro aumenta os riscos das consequências do colesterol alto, intensificando as chances de acontecer um infarto ou AVC”, alerta Dr. Sidney. O cardiologista ressalta que é importante conscientizar as crianças desde pequenas sobre a necessidade de uma alimentação saudável e uma vida sem sedentarismo.

Fonte: Imagem Corporativa

Nenhum comentário