name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: FERCAL SERÁ 100% ATENDIDA COM NOVAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA


Cidade, que faz parte da regional de Saúde de Sobradinho, receberá mais recursos humanos para atender toda a população do local

A região da Fercal, localizada entre Sobradinho e Sobradinho II, passará a contar com mais seis Equipes de Saúde da Família (ESF) e duas Clínicas da Família em até seis meses. O objetivo é cobrir toda a região com ações de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Anteriormente havia três equipes, o que não era suficiente para atender a toda região.

As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde e realizam ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em saúde dental.

Regiões como Catingueiros, Córrego de Ouro, parte do Boa Vista, Queima Lençol, Sonhem de Cima, Sonhem de Baixo, PA Contagem, PA Maranhão, Fercal II, Rua do Mato e Engenho Velho já são assistidas pelas Equipes de Saúde da Família. Agora, esta última teve a sua unidade reformada e já está apta para receber mais profissionais. Os outros locais que serão contemplados são: Boa Vista, na qual será construída uma Clínica da Família, próxima a Associação Comunitária do Boa Vista, e Queima Lençol.

Para o Secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a partir destas ações, todos os moradores da Fercal poderão ser atendidos, com mais eficiência. "Vamos disparar o mais rápido possível a construção da Clínica da Família no Boa Vista, pois já temos o terreno (cedido pela Terracap), e o prazo para a empresa construir é de 150 dias", afirma.  Quanto à outra unidade, ele explica que uma produtora de cimento da região foi obrigada a construí-la, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta, e em breve devem alcançar novas etapas no processo.

Tecnologia

Uma outra novidade para os moradores da Fercal é que a cidade, em breve, estará toda demarcada geograficamente, o que permitirá que as Equipes de Saúde Família localizem qualquer residência e saibam como chegar a elas.

“Já foi realizado o georreferenciamento na região do Catingueiros, e realizaremos em todas as unidades residenciais da Fercal, com o intuito de saber aonde está cada casa e sua disposição, a partir da dispersão da comunidade. Com o auxílio do GPS, teremos o local exato de cada moradia, reduziremos o tempo de percurso e atenderemos cada vez mais pessoas”, destaca Gleiton Lima.

Equipes de Saúde da Família

O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. Esta ação é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.



Por Amandda Souza

Nenhum comentário