RECENTES

SAÚDE: HOSPITAL REGIONAL DE SOBRADINHO ADOTA NOVO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES


Casos serão separados por cores para determinar gravidade

O Hospital de Sobradinho começou a adotar um novo sistema de classificação de risco de pacientes, que utiliza cores diversas para identificar quais são os casos mais graves e que necessitam de atendimento mais rápido.

“Vamos conseguir acelerar o tempo de classificação, baseando-nos nas respostas do paciente. A cor dele será identificada pelo sistema, a partir de seus sintomas, o que nos permitirá verificar uma prioridade ainda melhor no atendimento", disse hoje a coordenadora da Política Nacional de Humanização do Hospital de Sobradinho, Lúcia Machado.

Médicos, enfermeiros e gestores foram capacitados para garantir o funcionamento do novo esquema baseado no protocolo de Manchester, utilizado em 17 países e que confere uma cor ao paciente ao passar pela triagem: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, de acordo com sintomas e gravidade.

Para os doentes que recebem as cores vermelha e laranja (casos mais graves), o tempo de espera por atendimento deve ser de no máximo dez minutos, os classificados na cor amarela poderão esperar até 60 minutos e os que receberem as cores verde e azul serão considerados casos sem gravidade, em condições de esperar por mais tempo.


Fonte : Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde/ Foto: Mary Leal

Nenhum comentário