name='content'> ]]>

RECENTES

CIDADE: DOIS POSTOS DE SAÚDE SERÃO ENTREGUES NESTA QUINTA-FEIRA NA FERCAL


Metade dos centros e postos de saúde da rede pública já passou por reformas

Os postos de saúde dos Núcleos Rurais Córrego do Ouro e Engenho Velho, na região da Fercal, em Sobradinho, serão entregues nesta quinta-feira, às 10h, após passar por reformas.

“Com um espaço físico mais adequado, tanto os trabalhadores se sentirão mais motivados para o trabalho quanto os usuários vão perceber que há uma atenção maior para cuidar deles”, comenta a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.

A reforma nas duas unidades básicas teve início em julho deste ano. “A inauguração dessas unidades, além de promover melhores condições de trabalho aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), proporcionará melhor assistência à saúde, garantindo qualidade de vida à comunidade”, afirma o coordenador-geral de Saúde de Sobradinho, Paulo Lisbão.

Por apresentarem características de atendimento não emergencial, os dois postos funcionam de segunda à sexta-feira, de 8h ao meio-dia e de 13 às 17h. A Unidade do Córrego do Ouro possui área total de 70 metros quadrados e a unidade do Engenho Velho, 544 metros quadrados.

“Os serviços prestados têm como enfoque a prevenção e promoção da saúde da comunidade sob a área de abrangência de cada unidade, pois esta é a lógica da ESF prevista e descrita pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB – 2012)”, explica o coordenador.

Os serviços englobam atendimentos à saúde da mulher (atendimento ao pré-natal, planejamento familiar, coleta de Papanicolau, entre outros), saúde da criança (imunização, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e atividades do Programa Saúde na Escola – PSE), saúde do adulto (prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Grupo de tabagismo), saúde do idoso (Grupo de Hipertensos e Diabéticos, Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, Prevenção de quedas), Grupo Coluna Saudável, vacinas, entre outros.

No Engenho Velho a comunidade conta com duas equipes de ESF compostas por médico de família, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, sendo que uma das equipes conta também com dentista e técnico de saúde bucal, por ser classificada como modalidade saúde bucal I.

A unidade do Córrego do Ouro é composta por uma equipe com médico de família, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, com previsão para odontólogo.

Cada equipe de saúde da família tem capacidade de cobertura de assistência em média a três mil pessoas, sendo que a equipe rural, pelas suas características particulares, respondem por uma demanda menor.

Área de abrangência:

- ESF Engenho Velho: Engenho Velho; Curvas; Rua do Mato; Bananal (Quadra 06, até Condomínio da Linda/Melo. Exceto: Condomínio Quinta da Boa Vista e Peixoto); Alto da Boa Vista; DF-150, Km 12, Qd 01, 02, 03, 04, 06, 07, 08, 09, 10, 11 e 15.

- Posto de Saúde Rural Catingueiro/Córrego do Ouro: Rodovia DF 205 Oeste: Catingueiro; Fercal 1; Córrego do Ouro; Boa Vista; Ribeirão, Pedreira.

Balanço

Em dois anos e meio a SES/DF investiu mais de R$ 6 bilhões em reformas de 30 centros de saúde (metade da rede), construção de sete clínicas da família e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Os prédios passaram por reformas importantes na rede hidráulica, elétrica, além de pintura geral e a readequacão dos espaços físicos para atender melhor a população.

Dando continuidade a qualificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão reformados os Centros de Saúde do Lago Sul, e na sequência, os Centros de Saúde 08 de Ceilândia e 02 do Núcleo Bandeirante. A subsecretária de atenção primaria à saúde, Rosalina Sudo, adianta novas melhorias para os próximos meses em mais duas regiões administrativas. “Os Centros de Saúde de Planaltina e da Asa Sul também estão com reformas programadas, mas ainda sem data prevista para o inicio das obras”, disse a subsecretária.


Por Patrícia Kawamoto

Nenhum comentário