Pesquise neste blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Projeto de Lei dos ‘Blogueiros de Brasília e Jornais Comunitários’, PELO 51/2013 é aprovado na Câmara Legislativa do DF


 Dep Luzia de Paula e Eldo Gomes Presidente dos Blogueiros de Brasília


Dia 7 de novembro, foi aprovado o Projeto de Emenda a Lei Organica – o PELO 51/2013 – da deputada Luzia de Paula(PEN), com 5 votos favoráveis. A Comissão Especial analisou o projeto que destina no mínimo 10% da publicidade do GDF para blogs e Jornais Comunitários. Agora, o projeto seguirá para o plenário em grande votação.

A presidenta da comissão, deputada Arlete Sampaio (PT), disse ser a favor da democratização da comunicação no País: “É sabido que dez famílias detêm a grande imprensa brasileira, por isso devemos fortalecer as mídias alternativas”. E lamentou a falta de investimentos do GDF em rádios comunitárias. “Nós não temos avançado nessa área”, afirmou.

Após a votação, foi a vez de a autora da matéria, deputada Luzia de Paula, falar aos blogueiros e representantes de jornais alternativos que acompanharam a votação. Para ela, a Câmara Legislativa está fazendo “justiça” ao se posicionar a favor da mídia comunitária. A parlamentar também elogiou a mobilização da categoria - em destaque o diretor administrativo "Fabinho Dias".

“Nós, do movimento dos blogueiros de Brasília, não vamos parar de pressionar a Câmara Legislativa e as outras esferas públicas. A nossa mobilização só está começando. E, claro, as mídias independentes tem ganhado destaque – pelo poder de mobilização e por causa do bom trabalho”, afirma Eldo Gomes, coordenador geral do Movimento, que juntamente com a ASVECOM – seguem em prol das mídias independentes.



Fernando Fidelis e Eldo Gomes

Próximos passos - Para ser inserida na Lei Orgânica do DF, a PELO nº 51/2013 ainda precisa ser votada em plenário e, na sequência, promulgada pela Mesa Diretora da Casa.

Este ano - os blogueiros de Brasília já conquistaram o dia oficial no calendário de eventos de Brasília - que é 7 de julho - "Dia do Blogueiro" na capital federal. Na data, os principais comunicadores das mídias eletrônicas - foram homenageados pelo legislativo local.


Informações sobre os blogueiros de Brasília: www.culturadigital.br/brasilia
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: