RECENTES

MEIO AMBIENTE: MUTIRÃO DE PLANTIO DE MUDAS NATIVAS DO CERRADO MOBILIZA COMUNIDADE DE SOBRADINHO



10 mil mudas serão plantadas em ação coletiva.

Neste sábado, 07 de dezembro, das 8h às 12h, o Projeto Rio São Bartolomeu Vivo realizará um grande mutirão de plantio às margens do ribeirão Sobradinho. Serão plantadas 10 mil mudas nativas do Cerrado em uma ação coletiva com a comunidade local, que participou ativamente da organização do evento. Estima-se a presença de mais de 5 mil pessoas.

Para participar, basta comparecer à Casa do Ribeirão Sobradinho às 8h e de lá seguir em grupo, com um monitor, até umas das três áreas de plantio próximas ao ribeirão. Aí, é só colocar a mão na terra e contribuir com a recuperação de um dos principais afluentes do rio São Bartolomeu. Ambos os mananciais estão em situação crítica de degradação da mata ciliar, poluição por efluentes de esgoto e assoreamento do leito.

Na sexta-feira (06/12), das 8h às 12h, iniciando as atividades do mutirão, cerca de 800 alunos da Escola Classe 05 e do Centro Educacional 03 de Sobradinho vão dar sua contribuição plantando 2 mil mudas nativas. As duas escolas ficam próximas ao ribeirão e convivem diariamente com lixo às margens do rio, invasões de terra e mau cheiro. No primeiro dia, os jovens serão acompanhados por seus professores, que pretendem utilizar a experiência do plantio nas disciplinas escolares. No sábado, os alunos são convidados a participar novamente, contudo, mobilizando seus familiares e amigos para aderir ao plantio. “A participação das escolas é fundamental para criarmos uma cultura de zelo com o meio ambiente” explica Fernando Lima – coordenador de plantios da Funatura.

O mutirão marca o início do Ciclo de Plantio 2013/2014 do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo que, neste ciclo, irá recompor a flora da bacia com mais 170 mil mudas, nas regiões do alto, médio e baixo rio São Bartolomeu.

Mudas nativas - Desde 2010, ano do primeiro ciclo de plantio, o projeto RSBV já produziu 608.351 mil mudas nativas do Cerrado e plantou 434.248 mudas em 282,8 hectares que agora estão em processo de recuperação. O projeto beneficia desde o pequeno e médio agricultor a áreas de proteção ambiental permanentes, uma vez que prioriza o plantio em áreas que irão trazer benefícios diretos ao Rio. O Projeto Rio São Bartolomeu Vivo é uma realização da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), em parceria com a Fundação Pró-Natureza - Funatura, Instituto Federal de Brasília (IFB, Campus Planaltina), Instituto Ipoema, Instituto Rede Terra, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Polícia Militar Ambiental do DF, Instituto Transformar e Adesbra – Chico Mendes. O plantio é realizado pela Funatura, Ipoema e Rede Terra, entidades gestoras dos Centros de Recuperação Ambiental do projeto.

SERVIÇO:

Dia 07 de dezembro de 2013 – das 8h às 12h.
Local: Casa do Ribeirão Sobradinho, Sobradinho (DF).

Projeto Rio São Bartolomeu Vivo
Portal: www.riosaobartolomeuvivo.org.br
Facebook: www.fb.com/projetoriosaobartolomeuvivo
Contato: Ingrid Silveira – assessoria de imprensa: 9917.7308
comunicacao@riosaobartolomeuvivo.org.br

Fundação Banco do Brasil
Gerência de Comunicação e Mobilização Social
Portal: www.fundacaobancodobrasil.org.br
Twitter: www.twitter.com/fundacaobb
Endereço eletrônico: imprensa@fbb.org.br
Telefones: (61) 3104-4657 / 3104-4667

Fonte: Comunicação Rio São Bartolomeu Vivo/ Foto Juliana Caldas


Nenhum comentário