name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: OSTEOPOROSE, DOENÇA PERIGOSA E SILENCIOSA


Os ossos além de promoverem a sustentação de nosso corpo são responsáveis pelo fornecimento de cálcio ao organismo. São estruturas vivas que estão sendo renovadas continuamente durante a vida. A OSTEOPOROSE é uma doença que se apresenta pela diminuição da massa óssea, com o desenvolvimento de ossos fracos e extremamente sensíveis, tornando-os mais sujeitos a fraturas.

É uma doença silenciosa que não apresenta sintomas, geralmente só se sabe que é portador depois que acontece a 1ª fratura e às vezes nem mesmo depois, pois não é feito o diagnóstico. Os especialistas dividem a OSTEOPOROSE em três tipos:

OSTEOPOROSE PRIMÁRIA - TIPO I PÓS MENOPAUSA - Acomete principalmente mulheres acima dos 50 anos que estão  na menopausa , devido a queda de produção do hormônio estrogênio, que ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea . Nos homens ocorre mais tardiamente,na sétima década de vida.

OSTEOPOROSE PRIMÁRIA - TIPO II SENIL – Atinge pessoas com mais de 70 anos, nesta idade há grande ocorrência de fratura de coluna e de fêmur.

OSTEOPOROSE SECUNDÁRIA – Atinge pessoas com doença renal , hepática, endócrina , hematológica ou que fazem uso de alguns remédios , principalmente o uso crônico de corticóides e anticonvulsionantes .

Estima-se que hoje sejam mais de 10 milhões de portadores da OSTEOPOROSE no Brasil e mais de 200 milhões em todo o mundo, a maioria nem sequer sabe que é portador da doença. Uma em cada quatro mulheres acima dos 50 anos desenvolvem a doença. No Brasil mais de 2,4 milhões de fraturas ocorrem em decorrência da OSTEOPOROSE e 200 mil pessoas morrem por ano por causa dessas fraturas. A doença é considerada um problema de saúde pública, mas ainda não é tratada pelos governos com tal, pois não há uma política voltada ao diagnóstico precoce, prevenção e tratamento.

  Saiba mais:

O que é OSTEOPOROSE?

R: A Osteoporose é um distúrbio osteometabólico caracterizado pela diminuição da densidade mineral óssea, com deterioração da microarquitetura óssea, levando a um aumento da fragilidade esquelética e do risco de fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma.  Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior.

O que pode causar a OSTEOPOROSE?

R: A osteoporose primária ocorre pela perda natural do tecido ósseo que ocorre com o passar da idade.Na mulher ,a menopausa pode ser o fator desencadeante. A osteoporose secundária pode estar relacionada a outras patologias ,medicamentos e hábitos sociais nocivos. Nos homens, a presença de uma causa secundária de osteoporose é mais freqüente (30% a 60%), sendo o uso de glicocorticóide, hipogonadismo e o alcoolismo, as mais prevalentes. Nas mulheres na pós-menopausa a presença de causas secundárias é menos freqüente, embora deva ser sempre considerada Existe um grande número de doenças e drogas associadas à osteoporose e ao aumento do risco de fraturas, como:

– Hipercortisolismo (endógeno ou exógeno);
– Hiperparatireoidismo primário ou secundário;
– Hipertireoidismo;
– Acromegalia;
– Neoplasias do sistema hematopoético;
– Cirrose biliar primária;
– Doenças inflamatórias intestinais;
– Doença celíaca;
– Pós-gastrectomia;
– Homocistinúria;
– Hemocromatose;
– Doenças reumáticas inflamatórias.
 
Como saber se tenho OSTEOPOROSE?
R: Para diagnóstico preciso é necessário se submeter ao exame de Densitometria Óssea. Ele mede a densidade mineral dos ossos.

1)    A OSTEOPOROSE tem mais incidência em homens ou mulheres?
R: Há maior incidência em mulheres que entram na menopausa. Elas podem chegar a perder até 6% de massa óssea nos primeiros cinco anos após a menopausa, enquanto o homem perde em média 0,3% por ano, por volta dos 50 anos.

2)    A partir de que idade a OSTEOPOROSE pode se manifestar?

R: Deve-se considerar a avaliação de alguns fatores de risco para considerar a possibilidade da doença Osteoporose :

– Mulheres na pós-menopausa
– Baixa massa óssea (DMO)
– Fratura prévia;
– Raça asiática ou caucásica;
– Idade avançada em ambos os sexos;
– História materna de fratura do colo femoral e/ou osteoporose;
– Menopausa precoce não tratada (antes dos 40 anos);
– Tratamento com corticóides.
– Após 65 anos independentemente da presença de fatores de risco, e em homens com fatores de risco para fraturas. Uma fratura por trauma mínimo ou a traumática em adulto (40 a 45 anos de idade ou mais) é de extrema importância clínica, pois estabelece uma susceptibilidade ímpar para fraturas e prediz,  fortemente, o potencial para futuras fraturas. Os fatores de risco para baixa massa óssea não são sensíveis o suficiente para diagnosticar ou excluir a osteoporose. Apenas as medidas de densidade mineral óssea podem identificar os pacientes com massa óssea reduzida.

No entanto, a avaliação de fatores de risco clínicos pode ser útil para as seguintes situações:
– Identificar mulheres de elevado risco para fraturas;
– Aumentar a conscientização sobre osteoporose;
– Desenvolver estratégias sociais para a prevenção de fraturas e tratamento da osteoporose.

3)    Há cura para a doença?

R: Sim. Após o diagnóstico da doença Osteoporose e a sua etiologia , podemos tratar a causa da osteoporose e estabilizar a perda de massa óssea . Consequentemente , trataremos as complicações decorrentes da doença.

4)    Quais as complicações da doença se não tratada?

R: As principais manifestações clínicas da osteoporose são as fraturas, sendo as mais freqüentes as de vértebras, fêmur e antebraço. Em consequência das fraturas e devido as co morbidades existentes nos pacientes, ocorre um aumento da mortalidade. A incapacidade e a limitação do paciente trazem um grande prejuízo na qualidade de vida do paciente. Estas têm grande importância na sociedade considerando o seu envelhecimento progressivo com graves conseqüências físicas, financeiras e psicossociais, afetando o indivíduo, a família e a comunidade.

5)    Quais os tratamentos para a OSTEOPOROSE?

R: Atualmente, existem vários medicamentos disponíveis no mercado. Cabe ao médico assistente estabelecer qual o tratamento adequado para cada paciente.

6)    O que fazer para se prevenir da OSTEOPOROSE?

R: A osteoporose, a exemplo de outras doenças crônicas, tem etiologia multifatorial. Fatores genéticos contribuem com cerca de 46% a 62% de densidade mineral óssea (DMO) e, portanto, 38% a 54% podem ser afetados por fatores relacionados ao estilo de vida, tais como a nutrição. O papel atribuído à nutrição relaciona-se ao desenvolvimento da maior e melhor massa óssea possível durante o crescimento e à proteção do esqueleto contra a perda de cálcio a longo prazo, embora a deficiência de vitamina D também tenha um papel no desenvolvimento de uma baixa massa óssea em algumas populações.

- Uma adequada exposição solar é necessária para a produção de vitamina D na pele, substância fundamental para a manutenção de um esqueleto de boa qualidade.

-  A atividade física é importante para prevenção e tratamento da osteoporose. Apesar de não haver dúvidas quanto aos benefícios do exercício para a saúde, de uma forma geral, o pico de massa óssea é atingido entre a adolescência e os 35 anos de idade. Uma das maneiras de evitar a osteoporose é aumentando a massa óssea na infância e na adolescência.

- Evitar hábitos nocivos ,tais como :
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Sedentarismo
- Uso de drogas ilícitas.


PAULO CÉSAR ANDRADE PORTINHO
MÉDICO FORMADO PELA PUC/RS
ORTOPEDISTA /TRAUMATOLOGISTA / MÉDICO DO ESPORTE
INTEGRANTE DO CORPO CLÍNICO DO CENTRO MÉDICO MATSUMOTO


SEMANA DA OSTEOPOROSE


Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro o CENTRO MÉDICO MATSUMOTO promoveu a SEMANA DA OSTEOPOROSE. A campanha ofereceu exames gratuitos de ultrassonometria de calcâneo visando diagnosticar a OSTEOPOROSE em mulheres acima de 55 e homens acima de 60 anos. Durante os 03 dias foram feitos mais de 500 exames. Com o intuito de facilitar o acesso aos exames a campanha foi itinerante. A equipe do CENTRO MÉDICO MATSUMOTO esteve no dia 04 (quarta-feira) no Condomínio Morada dos Nobres, dia 05 (quinta-feira) no Espaço Monte Alverne (Grande Colorado) e no dia 06 (sexta-feira) no Comércio Local do Condomínio RK.

Os exames foram feitos em equipamento de ultima geração e os resultados foram entregues na hora. Por volta de 45% dos examinados apresentaram alterações nos exames e foram encaminhados ao ortopedista para consulta de avaliação. O objetivo da campanha foi chamar a atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento da OSTEOPOROSE, doença que traz inúmeras complicações a homens e mulheres que entram na faixa da 3ª idade. Uma doença silenciosa que compromete a qualidade de vida e se não tratada adequadamente, pode em casos extremos levar a morte. Apesar de não ter cura, pode e deve ser tratada.


Nenhum comentário