RECENTES

CONSUMIDOR ESTÁ PESSIMISTA EM FEVEREIRO


O consumidor brasileiro está pessimista em fevereiro, revela o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O INEC registrou queda de 4,5% em relação a janeiro, atingindo 108,8 pontos, o menor valor desde junho de 2009.  O INEC havia crescido 2,4% em janeiro sobre dezembro.

“Após o aumento de janeiro, uma das maiores variações positivas da série, era possível ocorrer alguma acomodação do INEC no mês subsequente. Contudo, a queda de fevereiro – a maior na série mensal do índice -reflete uma reversão das perspectivas do consumidor para os próximos meses”,  assinala a CNI.

O INEC de fevereiro demonstra haver  ” apreensão do consumidor com o ambiente macroeconômico”, destaca a CNI.  Todos os seis componentes do INEC  registraram recuo tanto na comparação com o mês anterior quanto em relação a fevereiro de 2013.  O índice de expectativa do desemprego recuou 11% sobre janeiro, refletindo aumento no percentual dos consumidores que esperam elevação  do desemprego nos próximos seis meses – na metodologia do INEC, a redução do índice representa maior número de consumidores pessimistas com a evolução do desemprego.

(CNI)


Nenhum comentário