name='content'> ]]>

RECENTES

A FÉ QUE SUPERA BARREIRAS NA VIA-SACRA DE SOBRADINHO




Personagem que interpreta Maria na encenação, Helane Machado, teve câncer de mama mas não desistiu de participar da Paixão de Cristo

A Via-Sacra de Sobradinho reúne, há 24 anos, cerca de 15 mil pessoas. O principal motivo para cativar um público fiel por todo esse tempo, segundo os organizadores, é a emoção. Helane Macedo, que interpreta Maria há 22 anos, é prova disso.

A senhora, hoje com 54 anos, conta que chora toda vez que "sobe ao palco". A emoção dela, no entanto, foi redobrada em 2010, depois que descobriu um câncer nas duas mamas. A doença foi descoberta meses antes da encenação daquele ano.

Os tumores foram descobertos por ela mesma, em 2009. Uma fase difícil, que teve uma sequência de cirurgias e constante espera. A quimioterapia, um dos piores momentos de seu tratamento, foi o que mais preocupou Helane quanto a sua permanência na Via- Sacra. O processo comprometeu sua imunidade e a impediu de ficar entre grandes aglomerações de pessoas.

Com isso, a organização já havia encontrado outra atriz para fazer o papel de Maria. Mas Helane, depois de muito esforço, recebeu o aval médico. Duas semanas antes do evento, seu corpo tinha respondido bem ao tratamento e sua imunidade voltou a subir.

"Eu nunca me entreguei. Por um momento, achei que não fosse participar, mas a minha vontade era mais forte. Senti satisfação em estar ali sem nada para me impedir", contou.

No dia da encenação, o padre mencionou o caso e pediu uma oração. A emoção contaminou os presentes e, após a caminhada, familiares de pessoas com câncer passaram a buscar Helane para compartilhar experiências e buscar a superação.

"Algumas pessoas queriam pagar pelo meu depoimento. Não faço isso por dinheiro jamais. Faço por amor, fé, carinho, caridade. Levantar o astral de quem precisa é meu maior pagamento", contou, emocionada, à reportagem.


A VIA SACRA – A encenação da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Sobradinho, existe há 24 anos e é a única do Distrito Federal no formato de teatro de arena. A via, com 850 figurantes, atrai um público de 15 mil pessoas. Um show pirotécnico de 12 minutos encerra a peça. Antes do teatro, os atores fazem um desfile pelo local.

O figurino e o cenário, desenhados e mantidos pelos integrantes, são inspirados no filme O Gladiador.

As inscrições para figurante vão até 16 de abril, na própria igreja. Os ensaios serão realizados nos dias 16 e 17 de abril.

O GDF dá suporte à Via-Sacra de Sobradinho com material de apoio, como arquibancada, cercas e banheiro químico.

SERVIÇO:

Data: 18 de abril
Hora: 17h30
Local: Quadra 13, Conjunto A, área especial 1, em frente à paróquia Imaculada Conceição


Fonte:  Beatriz Ferrari, da Agência Brasília/Foto: Brito

Nenhum comentário