name='content'> ]]>

RECENTES

Secretaria da Educação e Votorantim Cimentos desenvolvem projeto educacional na Fercal



Iniciativa consiste no programa que oferece capacitação para profissionais da rede pública de ensino da Fercal (DF), além de beneficiar cerca de 1,2 mil alunos

O projeto “Votorantim Cimentos pela Educação na Fercal” irá capacitar docentes de nove escolas públicas da 31ª Região Administrativa do Distrito Federal, Fercal. A iniciativa contempla a formação em matemática de professores e coordenadores, grupos de estudos com diretores e vice-diretores sobre os planejamentos pedagógicos e oficinas de intervenção artística para estudantes.

O projeto desenvolvido na RA irá contemplar diversos eixos, o primeiro prevê o desenvolvimento de um processo de intervenções artísticas com os alunos nas escolas, valorizando o espaço físico. O segundo eixo visa apoiar os educadores locais no enfrentamento de outro grande desafio do sistema educacional brasileiro: o aprendizado da matemática. Voltado à gestão, o terceiro eixo pretende estabelecer uma relação de parceria com os gestores escolares locais em que a prática escolar vira objeto de aprofundamento e ponto de partida para o planejamento de novas ações.

Para definir o escopo do projeto, foi realizado um diagnóstico para atender as necessidades educacionais específicas das crianças e jovens moradores de região da Fercal. A população moradora é jovem (33% da população têm menos de 24 anos; 17% com mais de 60 anos), com baixa escolaridade (quase dois em cada cinco habitantes não concluíram o Ensino Médio) e carente de atividades socioeducativas para o período contrário ao da escola. Segundo o Censo Escolar 2012, a escola na Fercal inicia o 6º ano com 483 e termina o Ensino Médio com 177, 36,6% dos alunos se perdem no processo de escolaridade, e apenas 4% dos alunos apresentam um aprendizado adequado, de acordo com a Proficiência Prova Brasil 2011 – Matemática.

“Trata-se de uma ação de suma relevância para a melhoria da qualidade de ensino da rede pública de Fercal (DF), que estimulará crianças e jovens na busca pelo conhecimento. Estamos muito orgulhosos em contribuir com a formação pedagógica dessa comunidade, com a qual já desenvolvemos um relacionamento de longo prazo em função de nossa fábrica” diz Matheus Viotto Bezerra, gerente da fábrica da Votorantim Cimentos.

O “Votorantim Cimentos pela Educação na Fercal” é realizado em conjunto com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e será desenvolvido pela Comunidade Educativa CEDAC, Organização Social de Interesse Público que há 15 anos colabora com redes públicas de ensino, suas ações buscam fortalecer a cultura profissional e o compromisso com a aprendizagem de crianças e jovens, por meio do investimento na melhoria da prática pedagógica e da gestão das instituições educativas e da mobilização social pela educação.


Fonte: Carolina Botelho/FSB Comunicações

Nenhum comentário