RECENTES

SEGURANÇA: Detran autua quase 9 mil condutores em três semanas




Entre as infrações registradas na Operação Segurança e Consciência estão a falta do cinto de segurança e uso de celular




Nas três primeiras semanas da Operação “Segurança e Consciência” a fiscalização de trânsito do Detran-DF já autuou 8.964 condutores, sendo mais da metade por não usar o cinto de segurança (55%) e 40% por usar o celular enquanto dirige.


“Esse tipo de infração coloca em risco não apenas a segurança do condutor, mas dos demais usuários da via e, por isso, o Detran vai continuar intensificando as ações para inibir, principalmente, o uso do celular enquanto dirige, a falta do cinto de segurança e o desrespeito ao pedestre na faixa”, garantiu o diretor-geral do Detran, Rômulo Félix.


Um balanço parcial dos primeiros 23 dias de operação registrou 4.896 autuações por não usar o cinto de segurança, 3.629 por dirigir falando ao celular, 309 por desrespeito à faixa de pedestre e 130 por conduzir veículo com apenas uma das mãos.


Até agora, mais de 4,5 mil horas de fiscalização já foram realizadas na Operação “Segurança e Consciência”, incluindo Pontos de Controle e Fiscalização e Patrulhamento Ostensivo.


Entradas e saídas das cidades e as proximidades de faixas de pedestres estão sendo monitoradas pelas equipes de fiscalização, principalmente nos horários de grande fluxo de veículos - das 6h30 às 9h, das 11h às 15h e das 17h às 19h.


Fora dos horários de pico, há patrulhamento e abordagem de condutores entre 9h e 11h, 15h e 17h e entre 19h e 21h.


CTB - De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deixar de dar preferência ao pedestre na faixa é infração gravíssima (multa de R$ 191,54 e 7 pontos na CNH); não usar o cinto de segurança é infração grave (multa de 127,69 e 5 pontos na CNH); dirigir com apenas uma das mãos e usar o celular enquanto dirige são infrações de natureza média (multa de R$ 85,13 e 4 pontos na CNH).


Fonte: Detran/DF


Nenhum comentário