RECENTES

DETRAN-DF INICIA FISCALIZAÇÃO SOBRE O LICENCIAMENTO 2014 NESTA QUINTA-FEIRA




Mais de 574 mil veículos ainda estão irregulares e sujeitos a multa e apreensão

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) inicia nesta quinta-feira (16) a fiscalização sobre o Licenciamento de 2014 dos veículos que rodam pelo DF. Até a manhã desta quarta-feira (15), um total de 973.611 automóveis estava com a situação regularizada, enquanto outros 574.173 ainda tinham pendências.

De acordo com a instituição, não haverá blitz específica para cobrança do licenciamento, porém em todas as abordagens feitas nas operações de rotina do Detran, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Militar do DF, o condutor deverá portar e apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente a este ano.

Para obter o CRLV é necessário quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro Obrigatório, a taxa de Licenciamento, além de multas e débitos, se houver. Após quitar todos os débitos, o documento é encaminhado pelos Correios ao domicílio do proprietário do automóvel. No entanto, também pode ser retirado nas unidades de atendimento do Detran (exceto SIA) ou nos postos do Na Hora.

Quem for surpreendido nas blitzes de rotina sem o licenciamento receberá multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e terá o veículo apreendido. Mesmo que o carro ou moto esteja licenciado, não portar o documento obrigatório também é infração, punida com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo.

A frota do DF atualmente é de 1.547.784 veículos e aos proprietários ainda com pendentes, a recomendação do Detran-DF é que regularize a situação o mais rápido possível para evitar transtornos.

“Nosso atendimento está acontecendo de maneira ininterrupta, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Recomendamos os postos do Detran de Sobradinho, Paranoá e Gama, onde a procura está dentro da normalidade. Já em Taguatinga e Plano Piloto, apesar de termos aumentado o número de atendentes, o fluxo está muito grande”, explicou o diretor de Controle de Veículos e Condutores, Déltimo Evangelista.


 Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário