RECENTES

HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO


No próximo domingo (19/10) começa o horário brasileiro de verão 2014/15 com o objetivo de reduzir  a demanda máxima por energia nos horários mais críticos, ou seja, o horário de ponta ou de pico entre  18h e 21h.

À meia-noite, os brasileiros  de 11 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato grosso, Mato grosso do Sul) e do Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão se estenderá até o dia 22 de fevereiro, portanto, 126 dias.

A expectativa da CEB Distribuição (CEB-D) é de que, no DF, ocorra uma redução da ordem 4% no horário de ponta. Levando-se em consideração a demanda do mês de setembro passado, em torno de 1200MW, a redução corresponderia a 48MW. Equivale, aproximadamente, a um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.

Como consequência do horário de verão também há previsão de reduzir o consumo de energia no DF em até 0,5%. Em relação à previsão de energia para o mês de outubro de 2014, de 642.169MWh, a economia corresponderia em até 3.210MWh.

No entanto, a redução de energia no Distrito Federal, nos últimos três anos, foi em torno de 0,3%. Equivaleu, aproximadamente, a economizar os gastos de energia elétrica de 20% da cidade satélite de Brazlândia no período.

Fonte: CEB


Nenhum comentário