RECENTES

Novos radares eletrônicos do Detran trarão mais segurança no trânsito





Equipamentos possuem tecnologia capaz de identificar carros roubados e monitorar o trânsito


 O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou a instalar os novos radares eletrônicos inteligentes que são capazes de monitorar o trânsito e identificar carros roubados ou com dívidas ativas. O investimento foi de R$ 18,7 milhões e inclui a central de monitoramento.


Na Asa Norte já é possível ver os equipamentos instalados ao longo da via W3. Ao todo, foram adquiridos 139 equipamentos, e a previsão é que todos estejam instalados até o final de outubro, em vários pontos da capital. A tecnologia dos novos radares possui funções mais eficientes para a fiscalização e monitoramento do trânsito.


Os novos equipamentos possuem câmera de monitoramento, avanço de sinal, registro de velocidade, parada sobre a faixa, contagem volumétrica e tecnologia OCR - que faz a leitura da placa dos veículos, permitindo a identificação daqueles que possuem qualquer restrição, inclusive de roubo e furto.


Para garantir a segurança de quem está no trânsito, a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), previsto no contrato firmado entre o Detran e a empresa Sitran, permite o monitoramento em tempo real. A instalação da central, prevista para dezembro, viabilizará que veículos roubados e com outras restrições sejam identificados.


A legislação permite que seja utilizado o sistema de videomonitoramento apenas em rodovias. No DF é realizado pelo DER.


EQUIPAMENTOS - Os equipamentos eletrônicos que o Detran dispõe são as barreiras eletrônicas (verificam velocidade), REIT II (radares do tipo pardal que verificam a velocidade) e REIT III (verificam velocidade, avanço de semáforo e parada sobre a faixa); esses últimos são os equipamentos que estão sendo substituídos.

Nenhum comentário