RECENTES

Começam comemorações do Mês da Consciência Negra


Escolas receberão dupla de artistas que dialogam sobre o tema; programação também inclui outras atividades


Os estudantes dos centros educacionais de São Sebastião e do Guará foram os primeiros a participar da programação do Mês da Consciência Negra – 2014, que começou nesta segunda (17) e vai atéo fim de novembro (confira a programação abaixo). A atividade com os estudantes, promovida pela Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (Sepir-DF), consiste em uma dupla de artistas que dialogam e interagem com público para debater o tema.

"Nós iniciamos hoje o processo de comemoração do Dia da Consciência Negra, que comemora o dia da morte do Zumbi dos Palmares, um grande líder pela luta contra o racismo", lembrou o secretário da pasta, Viridiano Custódio. Segundo ele, a programação de Flash Mob com a dupla de artistas percorrerá 20 escolas públicas.

Além de conscientizar a comunidade escolar, o objetivo é apresentar a legislação que trata do tema. "Com essa atividade, nós trazemos para as escolas a discussão sobre o processo educativo, com ênfase nas leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2009, que tornam obrigatório o ensino da história da África e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas", destacou o secretário.

ENSINO - O atual modelo de ensino tem reforçado as desigualdades educacionais entre não negros e negros no Brasil, deixando a população negra em grande desvantagem no ensino fundamental, médio e superior ao longo das décadas.

No Distrito Federal, diversas políticas públicas estão em fase de elaboração para promover o ensino étnico-racial em 100% das escolas. Uma medida é a Portaria 17, instituída em 18 de agosto de 2014 e assinada entre a Secretaria Especial da Igualdade Racial e a Secretaria de Estado de Educação.

O documento estabelece atribuições para a implementação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, bem como demandas das comunidades ciganas, indígenas e outras questões de gênero, como exemplo, direitos da mulher.

CELEBRAÇÃO - O dia 20 de novembro é comemorado desde 1970 como o Dia Nacional da Consciência Negra. Em 2011 a presidente Dilma Rousseff alterou por meio da Lei 12.519 para a nomenclatura Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi (1695), líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta do negro contra a escravidão.

A comemoração da data é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, conscientizar a sociedade contra o preconceito racial, garantir os direitos sociais e reconhecer a importância da população negra e da sua cultura, na formação do povo brasileiro.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA CONSCIÊNCIA 2014:

AÇÕES COM PARCERIAS
MÊS DA CONSCIÊNCIA – SEPIR/DF


Secretaria da Educação


























Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR/PR
DATA: 20 de novembro
- SEMINÁRIO: Para professores da educação infantil e anos iniciais.
Público: supervisores, coordenadores pedagógicos, orientadores, professores anos iniciais
Local: Eape
Horário: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
MATUTINO:
Palestra: Literatura Afro-Brasileira com Ênfase na Infância
Palestrante: Cristiane Sobral
Relato de Experiência de Projeto CEI 01 - São Sebastião.
VESPERTINO:
Palestra: Importância da Imagem para as Crianças
Palestrante: Sônia Maria Soares dos Reis
Relato de Experiência de Projeto da EC Jardim Botânico de Brasília.
Data: 17 até 28 de novembro
ATIVIDADES FORMATIVAS – FLASH MOB
Tema: Protagonismo Negro
Atividades que irão abordar a temática nas escolas do Distrito Federal
Acontecerão nos dias 17, 18, 19, 21, 24, 25, 26, 27 e 28 de novembro.
Cidades: Paranoá, Guará, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Gama, Plano Piloto e Samambaia, Taguatinga e Ceilândia.
Oficinas de Identificação e Abordagem do Racismo Institucional para gestores do Plano Juventude Viva no Distrito Federal
Datas: 17/11 e 18/11
Horários: 8h as12h e 14h as18h.
Oficineiros: Paique e Marjorie
Local: Tribunal de Contas do DF.
Universidade de Brasília - UnB
Solenidade de Encerramento das atividades do Estágio I do Curso de Saúde Coletiva da UnB
Data: 28/11
Horário: 9h
Local: Centro de Saúde 03 – QNM 15 – Lote D, Área Especial, Ceilândia Sul.
Participação do secretário
Conselho Regional de Psicologia
Mesa Redonda: Desocultando o racismo que faz sofrer
Data: 26/11
Horário: 19h
Local: Edifício Radio Center, 4º andar.
Participação do secretário e Ouvidora na mesa.



Fonte : Agência Brasília/ Foto: Brito/Arquivo

Nenhum comentário