RECENTES

SOBRADINHO: Teatro e simulação de regras do trânsito reforçam campanha Volta às Aulas no DF



Atividades educativas acontecem em escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Agendamento ainda pode ser feito por telefone

*Ádamo Araujo, da Agência Brasília/Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Desde o início do ano letivo, 470 mil alunos da rede pública do Distrito Federal já voltaram às aulas — e, com eles, aumentaram os riscos de acidentes de trânsito na porta das escolas. Para preveni-los durante a chegada e partida de estudantes, a diretoria de educação do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) realiza em todo o mês de março a campanha Volta às Aulas.

Todas as unidades de ensino da rede pública e particular podem receber as visitas educativas do departamento – agendadas por meio do telefone 3302-3856. Um levantamento das áreas com maiores índices de acidentes de trânsito no DF foi feito pelo DER. Em 2014, foram registradas 144 mortes nas vias urbanas do Distrito Federal – 28 delas só em Ceilândia. Cerca de sete mil estudantes já participaram da ação de conscientização, que espera atender outros três mil até o final de março.

As ações acontecem há dez anos e são conduzidas por cinco agentes de trânsito. Eles são responsáveis por apresentar peças teatrais e palestras educativas, além de distribuir um material didático aos jovens pedestres. “Quando passamos essas orientações fundamentais de forma lúdica, temos certeza que os estudantes assimilam muito melhor as informações e as passam adiante, aumentando essa rede de prevenção a acidentes e segurança no trânsito”, aponta a diretora de educação do DER, Eliane Cavalcante.

Uma das unidades que já recebeu a visita dos agentes é o Centro de Atendimento Integrado da Criança (Caic) Assis Chateaubriand, de Planaltina. Segundo o diretor Luiz Cláudio Campos, é preciso ensinar regras de trânsito às crianças desde cedo. “Nossa escola tem seis mil metros quadrados, duas saídas para estudantes com faixa de pedestre e uma para veículos dos servidores da unidade. É fundamental fazer esse trabalho com as crianças, pois o quanto antes aprendem, maior é a chance desse conhecimento ficar sedimentado para o resto da vida”, acredita.

Somente na manhã desta segunda-feira (16), cerca de 1,3 mil crianças participaram da atividade no Caic. Entre elas os amigos Estefany de Macedo Esteves, 15 anos, e Vítor dos Santos, 14. Deficientes visuais, eles fazem parte da classe especial e tinham muitas dúvidas sobre o que pode ou não ser feito no trânsito. “Eu amo animais e quis saber se meu pai pode levar o cachorro no banco da frente do carro. Não pode. Os animais precisam estar em ‘casinhas’ apropriadas ou, se for muito grande, no banco de trás”, disse Estefany.

Mais ações

Além da campanha Volta às Aulas, o Departamento de Estradas de Rodagens oferece outras opções de atividades educativas, como a Transitolândia. Voltado para educar crianças sobre as regras de trânsito, o espaço simula situações reais do tráfego urbano, com ruas, calçadas, faixas de pedestre, semáforos e até passarela. Nas pequenas vias, os estudantes atuam como pedestres e passageiros em carrinhos conduzidos por agentes, que ensinam na prática a legislação.

A Transitolândia fica no Parque Rodoviário do DER, em Sobradinho. O espaço conta com um anfiteatro para aulas lúdicas e recebe estudantes de escolas públicas e privadas. Para os adolescentes, a opção é o Teatro Rodovia. Em atividade desde 1992, o grupo ensina com humor as regras práticas de condução para motoristas e pedestres. Embalados com música, dança e rimas, Dona Faixa, Semáforo, Dona Placa e Dona Morte envolvem as crianças e adultos em suas histórias.

Detran na escola

Nesta terça-feira (17), das 9 às 17 horas, os alunos de educação infantil da Escola Classe 203 de Santa Maria participam de uma ação de conscientização sobre segurança no trânsito promovido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Palestras, jogos eletrônicos e pinturas de rosto serão algumas das atividades que levarão para as salas de aula temas como o uso do celular no trânsito e a necessidade do sinal de vida na faixa de pedestres. Os alunos receberão um kit didático com jogos e folders informativos para trabalhar os temas fora da escola.

A previsão é de que o projeto percorra todas as regiões administrativas até o fim de abril. “Trabalhamos com a transversalidade entre as atividades escolares e as de cidadania”, explica a diretora de Educação de Trânsito do Detran, Gláucia Simões. A segunda etapa do projeto será direcionada a alunos do ensino fundamental e médio. Para isso, a diretoria está estudando a abordagem e produzindo material adequado com os professores no atendimento a cada faixa etária.
Ainda em março, os agentes do Detran chegam às escolas de Taguatinga (19), Núcleo Bandeirante (20), Recanto das Emas (24 e 25), Guará e Estrutural (27), e Brazlândia (31).


Fonte: Ádamo Araujo - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Nenhum comentário